Sobre o Autor
CNDL - Assessoria
Sistema CNDL e Sebrae lançam plataforma inovadora para o varejo Entidades formalizam o convênio Políticas Públicas 4.0, que prevê qualificação de lideranças e a criação de um sistema online inédito para o setor O Sistema CNDL e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançam hoje (28), em Brasília, o convênio Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0). A solenidade marca a continuidade da parceria entre as entidades que atuam na defesa do desenvolvimento e da competitividade das micro e pequenas empresas nacionais. O trabalho em conjunto começou com o Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV), que percorreu o Brasil em 2017 e resultou em um mapeamento das políticas públicas prioritárias para o varejo. A novidade do PP 4.0 é o desenvolvimento de uma plataforma digital de articulação política. Trata-se de um sistema online inédito no Brasil que permitirá acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados. O investimento total no novo convênio será de R$ 3,7 milhões ao longo de dois anos. “Trouxemos para este projeto conceitos que caracterizam a indústria 4.0 com a tecnologia como ponto central no processo buscando melhorar a produtividade neste trabalho de construção […]
CNDL participa da Semana Global do Empreendedorismo com o PP 4.0 A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) participou da Semana Global do Empreendedorismo (SGE), maior iniciativa mundial voltada à difusão da cultura empreendedora. Criada há 12 anos, a mobilização é realizada simultaneamente em 170 países. Em suas últimas edições, o Brasil conquistou a posição de país com o maior volume de ações realizadas e de público atingido. Em 2019, não foi diferente: cerca de 18 mil organizações desenvolveram mais de 13 mil atividades que disponibilizaram ações para um público de 1,8 milhão de pessoas que estiveram presentes nas 2.327 cidades brasileiras que aderiram à iniciativa. “O elevado volume de atendimento prestado pela Semana Global de Empreendedorismo 2019 é resultado da nossa estratégia de interiorizar ações para localidades onde a oferta de educação e capacitação no tema era escassa, sem perder o que conquistamos nas capitais brasileiras ano passado”, explica o presidente do Sebrae, Carlos Melles. A contribuição da CNDL se deu por meio da transmissão via internet do programa Políticas Pública 4.0 (PP 4.0), desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e que tem como objetivo qualificar lideranças para ações de […]
Entidades formalizam o convênio Políticas Públicas 4.0, que prevê qualificação de lideranças e a criação de um sistema online inédito para o setor O Sistema CNDL e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançam hoje (28), em Brasília, o convênio Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0). A solenidade marca a continuidade da parceria entre as entidades que atuam na defesa do desenvolvimento e da competitividade das micro e pequenas empresas nacionais. O trabalho em conjunto começou com o Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV), que percorreu o Brasil em 2017 e resultou em um mapeamento das políticas públicas prioritárias para o varejo. A novidade do PP 4.0 é o desenvolvimento de uma plataforma digital de articulação política. Trata-se de um sistema online inédito no Brasil que permitirá acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados. O investimento total no novo convênio será de R$ 3,7 milhões ao longo de dois anos. “Trouxemos para este projeto conceitos que caracterizam a indústria 4.0 com a tecnologia como ponto central no processo buscando melhorar a produtividade neste trabalho de construção de políticas públicas para o setor”, explica o presidente da […]
Ação que integra convênio firmado entre Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Sebrae aborda importância das relações institucionais e governamentais na construção de políticas públicas para o desenvolvimento do setor A capital capixaba é a primeira cidade a receber uma iniciativa do Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0), convênio firmado entre o Sistema CNDL e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O projeto, que pretende unir entidades e associados do Sistema CNDL e representantes do poder público em discussões em torno de questões para o desenvolvimento do setor varejista, chega a Vitória (ES) no dia 14 de março. O evento que marca o início das atividades do PP 4.0 pelo país é um workshop de qualificação de lideranças para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com foco no estímulo às articulações locais. O conteúdo apresentado no encontro está alinhado com os preceitos da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (ABRIG), entidade parceira do Sistema CNDL e que dá apoio ao PP 4.0. “O objetivo é fortalecer as lideranças do varejo por meio desta ação de qualificação em que abordamos os principais conceitos e premissas das relações institucionais e governamentais dentro do contexto associativista”, explica […]
Conteúdo em destaque
8 milhões de consumidores sofreram golpes financeiros nos últimos 12 meses, aponta CNDL / SPC Brasil
Cartão de crédito clonado e transferência para al
32% dos consumidores usaram nome de terceiros para fazer compras no último ano, aponta CNDL/SPC Brasil
Cartão de crédito lidera ranking de meios de paga
Quase a metade dos consumidores não controla gastos de compras parceladas, aponta CNDL/SPC Brasil
32% ficaram inadimplentes no último ano devido a
7 em cada 10 brasileiros não conhecem serviço de carro por assinatura, aponta CNDL / SPC Brasil
Principais motivos para contratação desse tipo de serviço destacados pelos usuários são preço, benefícios financeiros e o fato de não precisar pagar seguro
Os serviços de carros por assinatura são uma nova modalidade de aluguel de carro, com contratos que podem chegar a 48 meses. É um tipo de serviço que tem crescido no país, mas ainda desconhecido pela maior parte da população brasileira. Levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo SPC Brasil, em parceria com o Sebrae, constatou que 32% conhecem esse sistema de carro por assinatura, ao menos de ouvir falar. A maioria, no entanto, ainda desconhece: 68%.
Considerando a parcela da população que conhece esse serviço, apenas 14% já utilizou ou utiliza esse tipo de serviço, ante 86% que, apesar de conhecer, ainda não optou por assinar um carro.
Entre os usuários do serviço de carro por assinatura, a vantagem mais citada foi o preço e o benefício financeiro, mencionado por 34%. A segunda vantagem mais citada foi o não pagamento de seguro (31%). Em seguida, apareceram a despreocupação com despesas de manutenção (29%); a percepção de que é mais acessível contratar do que comprar (26%). A depreciação do carro, isto é, a perda de valor ao longo do tempo, foi lembrada por 26%, além da despreocupação com o pagamento de impostos (17%), da possibilidade de trocar o carro com frequência (14%). Para 14%, essa é a melhor forma de ter um carro (14%).
“A comodidade oferecida por esse serviço tem um custo, que pode ser compensado pelo benefício de não ter preocupações e pode ser vantajoso para quem opta por trocar o carro com frequência, incorrendo várias vezes nos mesmos custos de transação”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.
Entre os assinantes de carros, nota média atribuída ao serviço foi de 7,9
Considerando uma escala de zero a 10, em que zero significa nada satisfeito e 10 significa muito satisfeito, os usuários desse tipo de serviço avaliaram de forma satisfatória a assinatura de carros. A nota média foi de 7,9, sendo que 40% atribuíram uma nota entre 9 e 10, 37% atribuíram uma nota entre 7 e 8, e 23% atribuíram uma nota entre 0 e 6.
Os contratantes também atribuíram uma nota para a chance de recomendarem a assinatura de carro a algum amigo ou parente. Confirmando a satisfação com o serviço, a nota média foi de 8,1, sendo que 43% atribuíram nota entre 9 e 10 e 40% atribuíram nota entre 7 e 8.
Para aqueles que conhecem os carros por assinatura, mas não utilizam esse serviço, 47% afirmaram que preferem ter um carro próprio. Para 37%, a opção de contratar um carro por assinatura não se mostra financeiramente viável. Além desses, 18% não consideram o serviço confiável e 15% acham que há poucas opções no mercado.
Apesar dessas desvantagens, 37% considerariam utilizar um carro por assinatura no futuro, ante 54% que não chegam nem a considerar; 9% afirmaram não saber se utilizariam o serviço.
“Embora o serviço seja pouco conhecido e usado, a pesquisa mostra que existe um nicho bem satisfeito com o serviço. Também há disposição entre uma parcela dos que não utilizam esse serviço para, eventualmente, utilizar”, afirma Costa.
METODOLOGIA
Público-alvo: Pessoas residentes em todas as capitais do país, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos).
Método de coleta: Coleta exclusivamente feita via F2F; questionário com 71 questões.
Amostra: 800
Margem de erro: 3,5 p.p.
Confiança: 95%
Data de coleta: Estudo realizado entre os dias 25 de fevereiro e 18 de março/2022
SOBRE O PORTA VOZ
DANIEL SAKAMOTO: Mestre em Políticas Públicas e Governo pela Fundação Getulio Vargas, bacharel em Direito (IESB) e Relações Internacionais (Universidade Católica de Brasília) com especialização em Gerenciamento de Projetos (University of California) e certificação PMP®️ – Project Manager Professional. Atualmente exerce a função de Gerente Executivo na Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Marina Barbosa
(61) 9 8340 0257
marina.barbosa@cndl.org.br
Baixar os Arquivos