Sobre o Autor

Sistema CNDL e Sebrae lançam plataforma inovadora para o varejo

Entidades formalizam o convênio Políticas Públicas 4.0, que prevê qualificação de lideranças e a criação de um sistema online inédito para o setor

O Sistema CNDL e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançam hoje (28), em Brasília, o convênio Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0). A solenidade marca a continuidade da parceria entre as entidades que atuam na defesa do desenvolvimento e da competitividade das micro e pequenas empresas nacionais. O trabalho em conjunto começou com o Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV), que percorreu o Brasil em 2017 e resultou em um mapeamento das políticas públicas prioritárias para o varejo.

A novidade do PP 4.0 é o desenvolvimento de uma plataforma digital de articulação política. Trata-se de um sistema online inédito no Brasil que permitirá acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados. O investimento total no novo convênio será de R$ 3,7 milhões ao longo de dois anos.

“Trouxemos para este projeto conceitos que caracterizam a indústria 4.0 com a tecnologia como ponto central no processo buscando melhorar a produtividade neste trabalho de construção de políticas públicas para o setor”, explica o presidente da CNDL, José César da Costa. “A grande inovação deste novo convênio com o Sebrae é a plataforma digital que apoiará ações de Relacionamento Institucional e Governamental (RIG)”, observa Costa.

Além do desenvolvimento do sistema inédito para o varejo, o PP 4.0 prevê três tipos de eventos: encontros para qualificação de lideranças para ações de RIG com foco no estímulo às articulações locais; encontros para fomento ao desenvolvimento local e regional por meio da articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas; e encontros para mobilização empresarial para debater fundamentos essenciais ao desenvolvimento sustentável de negócios e empresas.

No total, 36 encontros regionais com entidades e empresários serão realizados por todo o Brasil. Esses fóruns serão conduzidos por especialistas em Políticas Públicas, RIG e mobilização empresarial para debater e consolidar fundamentos essenciais aos líderes do setor de comércio e serviços, como protagonismo, ética e associativismo. Também serão executados 12 estudos e pesquisas para formulação de Políticas Públicas com foco nas micro e pequenas empresas do setor de comércio e serviços.

“A parceria com o Sebrae Nacional significa um marco na história do Sistema CNDL com resultados positivos para todas as entidades que participaram do PNDV. O programa subsidiou o Manifesto do Varejo, documento que reúne as principais demandas do setor e foi entregue aos agentes públicos nas esferas federal e estadual. Também compartilhamos o Manifesto do Varejo com os então candidatos na época das eleições.

Acreditamos que o PP 4.0 continuará rendendo bons frutos para o varejo e para o desenvolvimento do país”, comenta Costa.

Sobre a CNDL – Criada em 1960, a CNDL é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, formam o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de 500 mil empresas, que juntas representam mais de 5% do PIB brasileiro, geram 4,6 milhões de empregos e faturam R$ 340 bilhões por ano.