18 abr, 2025
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1º de abril: o cliente tem sempre razão?

Confira cinco mentiras contadas no mundo dos negócios com análise da CEO do Grupo Bitencourt, Lyana Bittencourt

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Cliente tem sempre razão

No Dia da Mentira selecionamos cinco tópicos muito difundidos no mundo dos negócios como premissas para quem deseja ter o próprio negócio, com supostas fórmulas para ter sucesso rápido e a ideia de que o empresário poderá definir sua rotina como preferir.

Mas a realidade não é bem assim. Confira a análise da CEO do Grupo Bittencourt, Lyana Bittencourt sobre essas “lendas” no mundo dos negócios.

1 – Tenho um produto de qualidade e isso garante o sucesso do negócio.

Embora a qualidade do produto seja fundamental, ela não é a única variável que determina o sucesso de um negócio, inclusive podemos dizer que no cenário atual, qualidade é o mínimo que um negócio deve oferecer ao mercado.

Outros pontos são importantes para garantir o sucesso de um negócio como, por exemplo, uma proposta de valor diferenciada. Ou seja, o que o seu negócio tem que é único e o diferencia de toda a concorrência?

Hoje o mercado pode estar saturado com ofertas similares e a alta concorrência pode tornar difícil se destacar sem estratégias eficazes de marketing e diferenciação. A gestão de um negócio vai além do produto em si, abrangendo finanças, operações, atendimento ao cliente e logística, áreas em que falhas podem comprometer seriamente o sucesso do empreendimento.

A realidade é que o sucesso depende de uma combinação de fatores, incluindo estratégias de marketing e branding eficazes, uma compreensão profunda do mercado e das necessidades dos consumidores, além da capacidade de inovar e adaptar o produto conforme essas necessidades evoluem.

2 – O cliente tem sempre razão

Adotar essa máxima sem restrições pode levar a expectativas irrealistas por parte dos clientes, afetar negativamente a moral da equipe e incentivar relacionamentos não saudáveis entre empresas e clientes. Esta abordagem, pode esbarrar em questões culturais, morais e éticas da companhia por exemplo, colocando os funcionários em posições onde se sentem desvalorizados e sujeitos a demandas e abusos injustos.

No cenário atual sabemos que o consumidor tem que ser colocado no centro das decisões estratégicas das empresas, mas quando se fala em atendimento direto com o consumidor e relacionamento com as equipes que lidam com ele na linha de frente, é importante uma abordagem mais equilibrada e realista, que priorize a comunicação eficaz, estabeleça limites claros e promova soluções de problemas de maneira justa e construtiva. Ao invés de adotar a posição de que o cliente nunca erra, as empresas devem se concentrar em ouvir ativamente e trabalhar em conjunto para encontrar soluções viáveis, garantindo ao mesmo tempo que a equipe se sinta segura de que está sendo também respeitada na mesma medida.

3 – Se você fracassar é porque não tem competência para empreender

Essa é uma crença nociva no mundo do empreendedorismo afinal, o caminho para o sucesso empresarial é frequentemente pavimentado por erros e acertos. Em vez de indicativo de incompetência, esse é um aspecto quase universal da jornada empreendedora. Ele serve como uma fonte valiosa de insights, oferecendo lições críticas que podem aprimorar a resiliência, a criatividade e a capacidade de adaptação dos empreendedores. Muitas das histórias de sucesso mais inspiradoras no mundo dos negócios começaram com fracassos significativos, que foram usados como degraus para o sucesso futuro. A competência em empreender, portanto, não é medida pela ausência de fracassos, mas pela capacidade de aprender com eles, adaptar-se e perseverar.

4 – Empreender é apenas para quem tem muito dinheiro

Iniciar um negócio próprio está mais relacionado à força de vontade e resiliência de fazer acontecer do que grandes investimentos. Embora um capital inicial significativo possa ajudar, muitas startups de sucesso foram iniciadas com recursos limitados, focando em ideias inovadoras e crescimento gradual. Ao mesmo tempo, é importante entender que o capital inicial é importante, mas o capital para manter o negócio girando também é. Uma vez que muitos negócios nascem ainda sem uma clientela, o início das entradas no caixa pode levar algum tempo e, para o negócio se sustentar, será necessário capital giro.

5 – Ser bem-sucedido é uma questão de sorte

Na verdade, empreender e ter sucesso é sinal de trabalho duro e muita persistência. Algumas vezes as pessoas podem olhar para o resultado alcançado e ter a falsa impressão de que o empreendedor já nasceu com uma fórmula de sucesso definida. Mas, nos bastidores, estão acumuladas noites mal dormidas, algumas frustrações e muito trabalho. Histórias de pessoas que começaram sem nada e alcançaram o sucesso não são raras, mas há quem prefira acreditar que se trata de sorte e ignoram tudo que o empreendedor passou para alcançar o topo.