Movimento Varejo

5 dicas para melhorar a satisfação do cliente no delivery

É preciso ter cuidado e planejamento para garantir a melhor experiência em todo o processo

Por Renato Junoy *

A recomendação de quarentena e isolamento social devido à pandemia de covid-19 transformou o delivery em atividade essencial para garantir não só a sobrevivência do varejo neste período, mas também o consumo dos usuários. Entretanto, com o aumento exponencial das entregas, é preciso ter cuidado e planejamento para garantir a melhor experiência em todo o processo. Confira cinco dicas úteis para melhorar a satisfação de seus clientes com o processo de entrega:

1 – Proporcione segurança no delivery

Muitos consumidores não gostam de comprar em canais digitais por receio de o produto não chegar na qualidade desejada ou, pior, que nem seja entregue. Dessa forma, é imprescindível oferecer recursos que aumentem a confiança e a segurança da pessoa em relação ao processo de compra on-line. Opções como rastreio da encomenda, envio da nota fiscal e certificação dos entregadores são itens importantes neste sentido. Quanto mais informação o usuário tem sobre o procedimento, mais tranquilo ele fica em relação a sua compra.

2 – Ofereça diferentes condições e vantagens

Outra dica valiosa para melhorar a satisfação de seus clientes com as entregas de produtos é saber o que ele deseja deste serviço. Assim, fica mais fácil de elaborar iniciativas que entreguem benefícios e valor ao consumidor. O varejista pode, por exemplo, oferecer diferentes opções de pagamento, inclusive no momento de entrega do pedido, opções de cashback, ou seja, repassar um valor para o usuário voltar a comprar no estabelecimento ou até frete grátis em determinados casos. 

3 – Seja transparente em todas as etapas

O atual momento mudou os hábitos de consumo das pessoas, mas algo segue irretocável antes, durante e após a pandemia de covid-19: os clientes detestam saber que foram enganados ou, na melhor das hipóteses, mal-informados sobre seu pedido. Assim, seja transparente com o consumidor em todas as etapas do processo de entrega. Avise quando o pedido foi separado, embalado e despachado para entrega. Hoje, há possibilidade de enviar fotos e vídeos de todos os procedimentos e até a possibilidade de monitoramento do último trecho de entrega até o destino final.

4 – Tenha cuidado com a taxa de entrega

Citamos que o frete grátis é uma ferramenta interessante de benefícios para atrair compradores para sua empresa, mas este é um ponto sensível que requer atenção por parte dos varejistas. Oferecer gratuidade na entrega aos consumidores pode ser uma boa ferramenta de atração, mas compromete a rentabilidade do negócio no futuro. Da mesma forma, cobrar taxas com valores elevados pode onerar o custo total do pedido e afugentar consumidores. O ideal aqui é encontrar um equilíbrio e levar em conta todas as particularidades e despesas do estabelecimento no momento de precificação, garantindo um preço justo para todos.

5 – Conte com o apoio da tecnologia

Com o aumento exponencial do delivery durante a pandemia de covid-19, tornou-se inviável fazer a gestão das entregas de forma manual ou sozinho. Hoje, já existem plataformas que automatizam todos os processos e realizam as entregas de forma rápida, prática e eficiente. Além da segurança e da velocidade, estas soluções também conseguem cruzar diferentes dados e informações, permitindo que o varejista tenha uma visão completa de seus clientes e, assim, consiga elaborar estratégias adequadas a seu público no futuro.

*Renato Junoy é diretor executivo da Eu Entrego, startup de entregas colaborativas –  euentrego@nbpress.com 

Relacionadas
Movimento Varejo

Marmita em alta: 80 mil negócios abertos em 2022

Levantamento feito pelo Sebrae aponta que o segmento do ramo de alimentação se mantém como oportunidade de negócio entre os pequenos empreendimentos
Movimento Varejo

Saiba como usar as avaliações dos consumidores na internet para vender mais

Empresária teve aumento no faturamento após ganhar cinco estrelas nas avaliações dos clientes.
Movimento Varejo

O que as empresas de varejo no Brasil ainda podem aprender com os EUA

Por mais que haja grandes diferenças entre mercados, há duas lições fundamentais que o varejo brasileiro deve aprender com os EUA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.