Movimento Varejo

7 insights para ter sucesso na Black Friday 2022

Compradores correm para comprar televisores na Black Friday 2018 (Foto: Nelson Antoine/Shutterstock)

A Black Friday (BF) deixou de ser apenas uma data comercial no Brasil. Hoje, é um dos períodos mais esperados, tanto pelos vendedores quanto pelos consumidores. E o comércio tem criado inúmeras promoções para estimular os consumidores a comprar com, pelo menos, uma semana de antecedência.

As ações de marketing para atrair a clientela para as lojas cada vez mais cedo na BF foi tema de palestra no segundo dia do Varejo Summit 2022, com a participação de dois executivos da Oracle Brasil: Sabrina Rabinovich, diretora de Vendas, e Lucas Jacoby, diretor de Contas Estratégicas. Online e gratuito, o evento começou na última terça-feira (9/8) e termina hoje (11/8) e tem discutido como o varejo pode aproveitar a Black Friday em um ano de eleições e Copa do Mundo, o que pode abafar as campanhas para o período e prejudicar as vendas.

Para Jacoby, a BF 2022 ficará para a história. “Eu não tenho dúvidas que essa Black Friday vai ser super diferente das outras e uma das maiores no Brasil, principalmente considerando da caminhada da economia brasileira neste segundo semestre”, diz o diretor de Vendas da Oracle.

Nos últimos anos, as lojas que adotaram ações como Black Week e Black November tiveram bons resultados, segundo os especialistas. Isso se deve, especialmente, ao comportamento dos brasileiros, que estão cada vez mais adeptos a comprar online e acompanham atentamente as ofertas ao longo do mês, buscando encontrar os melhores preços e vantagens.

Sabrina Rabinovich apontou sete ações que o varejo precisa realizar o quanto antes para ter sucesso na Black Friday 2022:

  1. Analise o seu estoque de mercadorias e identifique os itens que possuem maior margem de descontos e aqueles que afetam mais o faturamento;
  2. Garanta que o seu estoque tenha os produtos de interesse do seu público;
  3. Defina estratégias para acelerar na entrega de sua mercadoria;
  4. Busque um gerenciador de campanhas automático, garantindo que sua promoção chegue até o público certo no tempo adequado;
  5. Adote uma comunicação com o tom e o conteúdo alinhado com o perfil do seu cliente, gerando proximidade com o público;
  6. Ofereça promoções, cupons de desconto, frete grátis e outras vantagens para os clientes;
  7. Forneça uma plataforma segura para as compras.

A CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas é uma das apoiadoras institucionais do Varejo Summit 2022 e a Varejo S.A. está acompanhando toda a programação. Fique ligado!

Edição: Fernanda Peregrino

Relacionadas
Movimento Varejo

Saiba como usar as avaliações dos consumidores na internet para vender mais

Empresária teve aumento no faturamento após ganhar cinco estrelas nas avaliações dos clientes.
Movimento Varejo

O que as empresas de varejo no Brasil ainda podem aprender com os EUA

Por mais que haja grandes diferenças entre mercados, há duas lições fundamentais que o varejo brasileiro deve aprender com os EUA
Movimento Varejo

Logística reversa: oportunidade ou custo?

A logística reversa pode ser um diferencial competitivo para o varejo, agregando valor à marca através de uma boa experiência de compra, fidelizando clientes e mantendo os custos controlados.