11 set, 2024
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8 ações para destacar o seu negócio no TikTok

Confira dicas de como divulgar a sua empresa na rede social mais comentada do momento

Confira dicas de como divulgar a sua empresa na rede social mais comentada do momento (Fotos: Shutterstock)

O aplicativo (app) para criar e compartilhar vídeos curtos TikTok tem se expandido com grande velocidade no Brasil. Segundo o levantamento do Data Reportal, o Brasil é o terceiro maior mercado do app no mundo, com 76,6 milhões de usuários ativos – com mais de 18 anos e poder de compra. Fica atrás apenas dos Estados Unidos, com 136,4 milhões de usuários ativos, e da Indonésia, com 99,1 milhões de usuários ativos.

Com o alcance, é de se esperar que o TikTok esteja se tornando um dos principais canais para o marketing digital das empresas, sobretudo porque ao anunciar no aplicativo, alcançarão um público diversificado. Uma pesquisa realizada pela OpinionBox mostrou que 56% dos usuários disseram seguir marcas no TikTok e 66% concordaram que a plataforma pode aproximar empresas de pessoas. Além disso, o sucesso de hashtags como #TikTokMadeMeBuyIt reforçam o valor da plataforma para a venda de produtos e serviços.

Em razão disso, muitas empresas estão começando a usar o Tik Tok Ads, o gerenciador de anúncios do app, e aprendendo a usufruir da rede social em favor do negócio. Julia Pacheco, coordenadora de Comunicação da agência Raccoon.Monks, ressalta que são muitas as vantagens competitivas de aderir ao TikTok.

“O TikTok está em crescimento e constante manutenção de seu algoritmo e de suas ferramentas, o que o torna um espaço emergente e tem tendência de seguir crescendo e ‘roubando espaço’ de outros players”, explica a coordenadora.

Para a comunicadora, as chances de conexão com o consumidor no aplicativo são variadas: “o TikTok permite trabalhar com formatos interativos e imersivos para anúncios, gerando possibilidades mais fortes de lembrança de marca. Também é importante lembrar que existem comunidades e segmentos de mercado muito bem estabelecidos na plataforma, o que traz chances para que as marcas explorem tanto os territórios conhecidos quanto os novos”, afirma a especialista.

Para essas produções, a proposta é que marcas tragam elementos de criação próprios da plataforma. Outra forte recomendação é o uso de criadores, que são pessoas familiarizadas com a plataforma e podem ajudar as marcas a passar sua mensagem de forma próxima ao usuário. Trocar de conteúdos e efeitos com frequência também é indicado, para evitar saturação.

“Apesar do incontestável sucesso, o TikTok ainda é relativamente pouco explorado por marcas no Brasil, o que abre um território fértil de expansão e crescimento para as marcas que saírem na frente”, conclui Julia Pacheco.

Como usar o TikTok em favor do negócio
Como as empresas podem se beneficiar da rede social e conseguir se aproximar dos consumidores? A Varejo S.A. separou algumas estratégias que vão ajudar a sua empresa se destacar no TikTok com as publicações frequentes. Confira:

1. Utilizar links afiliados
Você pode indicar um link na bio do seu perfil do TikTok para divulgar outras mídias sociais e impulsionar as vendas dos seus produtos.

2. Trabalhar o marketing digital da empresa e postar anúncios
A plataforma tem espaço para anúncios, e deve ser aproveitado por sua empresa. Com um pequeno investimento, é possível publicar anúncios no TikTok para audiências específicas para o seu negócio e aumentar o tráfego na página da sua marca. Para anunciar, acesse a ferramenta TikTok Ads Manager.

3. Tutoriais e demonstrações de produtos e serviços
O TikTok é um local também de aprendizado e curiosidades. A sua marca pode mostrar produtos e serviços em ação e os bastidores do negócio e realizar campanhas.

4. Aparecer indiretamente com a ajuda de influencers
Você pode fazer parcerias para divulgar sua marca com um influencer, que não precisa ser uma celebridade. Foque nos “famosos do TikTok”, que são pessoas comuns que acabaram ficando famosos por meio de seus personagens na plataforma, desde que tenham relação com o público-alvo da sua marca, seja pela idade, interesses ou por região.

5. Engajamento com consumidores por meio das trends do momento
Use as tendências do momento, as datas especiais e o que possa se relacionar com sua marca para produzir conteúdo que gere engajamento.

6. Postar com frequência
90% dos usuários do TikTok são novos, então há muito terreno para marcas e pessoas crescerem juntas em audiência. O algoritmo do TikTok favorece novos usuários e quem segue as tendências da rede. Portanto, se você usar dos melhores horários e efeitos e criar conteúdos interessantes, poderá ser muito visualizado, mesmo se tiver poucos seguidores.

7. Melhores horários
Alguns dos melhores horários para postar no TikTok são terça-feira às 10h, quinta-feira às 13h e sexta-feira às 6h.

8. Utilize hashtags e o ‘For You
O TikTok recomenda para cada usuário um conteúdo exclusivo na aba ‘For You’. Para aparecer nessas recomendações e ter seu vídeo bastante visualizado, é preciso usar algumas estratégias como: gravar vídeo na vertical, usar legendas, efeitos criativos de voz e som, e não esquecer também de usar hashtags que se relacionam com a sua marca.

Com informações do Sebrae Nacional, Sebrae Santa Catarina e Mundo do Marketing.

Edição: Fernanda Peregrino