A oratória no mundo digital

Adelmo Freire

Um questionamento que recebo nesse novo momento que estamos vivendo é o seguinte: a oratória pode impulsionar a nossa comunicação em ambiente digital? Claro que sim, e muito! Sabemos que a oratória, como ciência, teve início há muito tempo, mas, ao contrário que muitas pessoas pensam, ela evolui e se adapta. Ao mesmo tempo, se modifica de acordo com as mudanças de como nós consumimos e produzimos informação, por esse motivo tem enorme importância nesse mundo digital.

Vivemos em um momento em que consumimos muitas horas em frente ao computador, de olho na internet, conferindo posts nas redes sociais, assistindo vídeos no Youtube ou falando com amigos, parentes ou colegas de trabalho por algum aplicativo.

Como sabemos, há algum tempo atrás, a web era especificamente um espaço de lazer. No entanto, o alcance das novas mídias, especialmente as redes sociais, têm motivado as empresas, organizações e marcas a priorizar suas ações no mundo digital.

Atualmente, independente de qual nicho de mercado atuamos, é preciso estar sintonizado às exigências do ambiente digital e de suas ferramentas para impulsionar nosso próprio negócio.

Por tudo isso, é imprescindível saber se comunicar de forma eficiente, até porque, o volume de oportunidades que esse ambiente apresenta tem gerado excelentes resultados para quem já domina a linguagem do meio.

Mensagens claras, frases curtas e simples, são fundamentais para gerar atenção do público, já que é isso que ele busca: informações úteis, diretas e sem perda de tempo. Do contrário, sua audiência, cliente ou parceiro abandona sua plataforma vai em busca de páginas, perfis e canais mais dinâmicos e interativos.

Nas redes sociais, que utilizam vídeos e imagens tanto quanto textos, o cuidado deve ser redobrado. Se a ideia é se mostra em um post ou stories, recomenda-se cuidado com a linguagem não verbal. Atenção ao tipo de traje, aos cuidados quanto as cores, formato adaptado bem ao corpo e ao público que irá assistir, e muito cuidado aos cuidados com o cenário. Como regra geral, ele é não poder chamar mais atenção do que aquele que estará apresentando o conteúdo.

Se você pretende marcar presença nesse ambiente digital, invista na melhoria da sua comunicação, busque um treinamento de oratória específica. Com certeza será uma decisão sensata e de muita eficácia.

*Adelmo Freire é professor, palestrante e consultor em Comunicação Empresarial. Contato: (84) 98856-0525. adelmo.freire@uol.com.br

Relacionadas
Opinião

Como lidar com os clientes que se recusam a usar máscaras?

*Stella Kochen Susskind As imagens de consumidores que entram nos estabelecimentos comerciais sem máscaras e, ao serem advertidos, provocam situações de selvageria… COMPARTILHAR:FacebookTwitterWhatsAppLinkedIn
Opinião

LGPD: novas questões para novos tempos

Presidente da CNDL, José César da Costa, chama atenção para como os micro e pequenos empresários deverão se adaptar à LGPD *José… COMPARTILHAR:FacebookTwitterWhatsAppLinkedIn
Opinião

Quer realmente voltar a ser lucrativo?

*Por Anderson Ozawa Quando esquecemos das pessoas nos negócios, esquecemos do próprio negócio. A resposta do milhão é para a seguinte pergunta:… COMPARTILHAR:FacebookTwitterWhatsAppLinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.