Sem Categoria

Aplicativos precisam ser a tradução de uma experiência real

*Por Marco Zolet

foto_ecommerce

Foi em 2007 que Steve Jobs anunciou que a Apple, gigante dos computadores, faria celulares. Se naquele ano fechássemos os olhos para pensarmos em aparelhos telefônicos móveis, iríamos ver um modelo com teclas, uma tela, ou talvez algo bem hightech – para a época – com uma caneta touch própria. Tudo mudou quando tivemos o controle de nossos aparelhos na ponta de nossos dedos.

Seguindo a linha de revolução, outro aspecto mudou tudo: a criação da AppStore juntamente com o iPhone 3G. Isso nos trouxe a proliferação dos mais diversos tipos de aplicativos. Haviam aqueles com jogos, aqueles das redes sociais, os de jornais e revistas, os de corrida, os de meditação e muitos outros. Todos os aspectos da nossa vida estavam gradativamente nichados em apps. A empolgação com esse mercado, por um tempo, passou. Por um tempo.

Um relatório feito pela App Annie, empresa dos Estados Unidos focada em dados sobre o mercado de aplicativos, mostra que houve no ano passado um crescimento mundial de 60% no número de downloads em relação a 2015. Além disso, o levantamento mostrou que 2017 registrou a marca de 175 bilhões de programas baixados. Isso foi impulsionado por mercados como o Brasil, China e Índia, que foram protagonistas neste crescimento.

No ano passado nos firmamos definitivamente no mobile, e isso trouxe apenas benefícios. Já éramos uma plataforma online que podia ser acessada via navegadores, mas a meta era estar nos dispositivos móveis. Estudamos ao longo de um ano para termos uma boa base de dados, pautados nos hábitos dos consumidores, e iniciamos a construção do aplicativo. Com um pouco mais de duas semanas nas lojas de apps, nossa nova empreitada havia registrado 3 mil downloads, com média entre 100 e 200 instalações ao dia.

Meses depois, o retorno continua extremamente positivo. Entramos na seleção da AppStore como uma das melhores opções para aqueles que querem economizar tempo, entre outros reconhecimentos. Meu conselho diante desse mercado concorrido de aplicativos, é estudar a experiência do consumidor, estudar muito, observar e registrar cada detalhe. Desta forma, transportar essa experiência para o mobile se torna uma atividade mais assertiva.

Nossa ida para o celular das pessoas – e uso constante daqueles que baixaram o app – demonstra que tomamos o caminho certo. Sermos nós mesmos, mas nos celulares dos consumidores.

*Marco Zolet é CEO e fundador da Supermercado Now, plataforma de supermercado online referência no setor que surgiu para facilitar a compra de bens básicos e recorrentes, com comodidade, rapidez e com melhor custo benefício.

Sobre a Supermercado Now

Plataforma de supermercado online que surgiu para facilitar a compra de bens básicos e recorrentes, com comodidade e rapidez. Por meio de shoppers e entregadores independentes selecionados e treinados para realizar as compras, a startup oferece um serviço de entrega em até duas horas ou em um horário agendado pelo consumidor e a possibilidade de pagamento via cartão de crédito no próprio site.

Relacionadas
Integra CNDLSem Categoria

Dia Livre de Impostos terá descontos de até 70% para chamar atenção sobre a alta carga tributária

Campanha encabeçada pela CDL Jovem Caxias terá seu ápice nesta quinta-feira (25), com os lojistas e prestadores de serviços oferecendo produtos com o abatimento do percentual dos encargos. Ação ocorre nas ruas centrais e também em bairros e shoppings do município
Sem Categoria

Teste de postagem site Varejo S.A

A grande maioria dos consumidores (78%) pretende pagar o presente à vista, principalmente no PIX (29%), dinheiro (25%), no cartão de débito…
Sem Categoria

Hoje é o Dia Internacional da Proteção de Dados

*Cristiane Manzueto e Rodrigo Leal Embora privacidade e proteção de dados estejam, atualmente, no centro das atenções por conta do avanço das…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.