Assertividade, a comunicação ideal do Novo Normal

Em nossa nova forma de relacionamento que estamos chamando de “O NOVO NORMAL¨, considero três situações passíveis de ocorrer nas relações interpessoais: a primeira é pensar em si mesmo e passar por cima dos outros, a segunda é sempre pôr os outros à frente de si mesmo, e a terceira é a ideal – a pessoa se coloca em primeiro lugar, mas leva os outros em consideração.

Entendo assertividade como uma manifestação na comunicação da seguinte forma: “eu ganho e você ganha”, ou seja, uma comunicação criativa, transparente, por meio da qual as pessoas expressam suas necessidades, seus pensamentos e sentimentos, e quando fazemos isso sem agredir o outro nos sentimos leves e satisfeitos. Esse bem-estar é o resultado da comunicação assertiva, constituída por sentimentos, pensamentos e ações que afirmam o nosso eu.

Com isso conseguiremos o ocupar o espaço a que temos direito sem invadir o espaço do outro e com certeza atingiremos nossos objetivos e metas pessoais e profissionais com persistência, porém adotando uma postura ética.

O comportamento assertivo é ativo, direto e honesto, transmitindo uma impressão de auto respeito pelas pessoas. Ativo porque é um comportamento atuante, incisivo e decidido, ao mesmo tempo que direto pois não faz economia de palavras, não permitindo rodeios, justificativas e desculpas, e para completar é honesto porque não utiliza de artimanhas e manipulações para exercer influência.

Ser assertivo é saber dizer “SIM” e “NÃO” quando for preciso.

Se analisarmos bem o comportamento assertivo exige de nós uma série de avaliações da nossa personalidade como: autoestima, determinação, empatia, adaptabilidade, autocontrole, tolerância á frustação e sociabilidade.

A comunicação assertiva eficiente estimula os relacionamentos positivos e igualitários entre as pessoas. Além disso, pode elevar a autoestima, enriquecer a intimidade, aumentar a capacidade de decisão e de lidar com pessoas difíceis e melhorar a habilidade de resolver conflitos, sempre estimulando a responsabilidade social.

Adelmo Freire

* Adelmo Freire é professor, palestrante e consultor em Comunicação Empresarial. Contato:
(84) 98856-0525. adelmo.freire@uol.com.br

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