Economia e Finanças

Barômetros Globais caem levemente após dois meses em alta

Por FGV

Em abril de 2023, o Barômetro Econômico Global Coincidente recua 0,5 ponto, para 85,2 pontos, e o Barômetro Econômico Global Antecedente cede 1,1 ponto, para 94,5 pontos. O resultado reflete uma acomodação em nível superior aos 80/90 pontos, respectivamente, motivada principalmente pela queda dos indicadores na região da Ásia, Pacífico & África. Houve queda também no Hemisfério Ocidental. A Europa caminhou em sentido contrário.

“Os resultados dos barômetros globais em abril refletem a continuidade dos principais desafios no cenário econômico mundial, o acirramento de tensões geopolíticas e a resiliência do processo inflacionário. Apesar da fase mais aguda de problemas de oferta decorrentes das restrições sanitárias e dos conflitos armados ter sido por hora superada, o processo de desinflação nas principais economias mundiais ainda requer políticas restritivas, gerando expectativas de desaceleração da atividade econômica nos próximos meses”, avalia Paulo Picchetti, pesquisador do FGV IBRE.

Barômetro Coincidente — Indicadores de regiões e setores
Em abril, a região da Ásia, Pacífico & África e do Hemisfério Ocidental contribuíram respectivamente com -1,3 e -0,3 ponto para a queda do indicador Coincidente, enquanto a Europa contribui positivamente com 1,1 ponto. O resultado reflete uma relativa acomodação do indicador, motivado pela volatilidade dos indicadores da China, que vinham avançando bem após o fim da política de Covid zero. O gráfico abaixo ilustra a contribuição de cada região para a distância do Barômetro Coincidente em relação aos 100 pontos.

Os indicadores setoriais coincidentes de Serviços e Indústria e Economia Geral (avaliações dos consumidores e agregadas empresariais) recuam no mês, enquanto Construção e Comércio caminham em direção oposta. O destaque é a forte alta do indicador da Construção, de 14,8 pontos, reduzindo bastante a distância para os demais setores.

Barômetro Antecedente — Indicadores de regiões e setores
O Barômetro Global Antecedente antecipa os ciclos das taxas de crescimento mundial entre três e seis meses. Os resultados regionais do Antecedente neste mês seguem o desenho do indicador Coincidente: a região da Ásia, Pacífico & África e do Hemisfério Ocidental contribuem negativamente, em 2,3 e 0,2 pontos para queda agregada de 1,1 ponto, enquanto a Europa contribui positivamente em 1,4 ponto.

Todos os indicadores setoriais antecedentes recuam em abril, exceto a Construção que sobe pelo terceiro mês seguido, acumulando quase 13 pontos. Apesar da alta, o setor ainda apresenta o menor nível entre os cinco pesquisados.

Veja a pesquisa completa aqui.

Relacionadas
Economia e Finanças

Copom reduz juros básicos da economia para 12,75% ao ano

O comportamento dos preços fez o Banco Central (BC) cortar os juros pela segunda vez no semestre. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa Selic, juros básicos da economia, em 0,5 ponto percentual, para 12,75% ao ano. A decisão era esperada pelos analistas financeiros.
Economia e Finanças

Campanha pelo parcelado sem juros ganha mais adesão

A Abad, Abrasel, Afrac, Anamaco e CNDL se uniram em defesa da modalidade de pagamento.
Economia e Finanças

Ignorados pelos bancos, 4 em cada 10 pequenos negócios usam o cartão de crédito para financiar a empresa

Modalidade com juros estratosféricos é utilizada atualmente por cerca de 40% do segmento, ante 7% que apontam empréstimos nos bancos privados e 4% nos públicos como formas de financiamento