17 mar, 2025
0 ° C

Brasileiro diz que viajar sai caro, mas as experiências compensam o gasto

Confira o resultado de estudo do Sebrae/SC sobre o custo de destinos turísticos e a opinião do consumidor sobre viagens.

Confira o resultado de estudo do Sebrae/SC sobre o custo de destinos turísticos e a opinião do consumidor sobre viagens

Os brasileiros consideram altos os custos associados às viagens e à hospedagem, o que reforça a importância de um planejamento bem elaborado. No entanto, apesar de o investimento financeiro ser percebido como significativo, os turistas entendem que os benefícios de um passeio compensam os gastos, uma vez que as experiências de uma viagem apresentam valor inestimável.

É o que aponta levantamento realizado pelo Sebrae SC (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Santa Catarina), que analisou postagens nas redes sociais, a fim de identificar a percepção dos consumidores sobre o custo de se fazer turismo.

De acordo com a entidade, a percepção de que viajar sai caro pode representar um desafio para empreendedores do setor de turismo, bem como exige que ofereçam “experiências atraentes enquanto gerenciam os preços para conquistar clientes”. Além disso, como os consumidores estão avaliando o equilíbrio entre o custo e o benefício de suas viagens, os empresários devem oferecer produtos e serviços que entreguem valor que justifiquem os custos.

Os consumidores também valorizam os elementos familiares e confortáveis em suas experiências de turismo. Por isso, é essencial encontrar um equilíbrio entre uma experiência de qualidade, conforto e familiaridade. “Esse equilíbrio não apenas fortalece a fidelidade do cliente, mas também contribui para o crescimento contínuo do empreendimento”, orienta a entidade catarinense de apoios às MPEs (micro e pequenas empresas).

DE OLHO NOS NÚMEROS
A partir das informações geradas por 13 bilhões de transações realizadas entre janeiro de 2020 e dezembro de 2022, a bandeira de cartão Elo constatou que houve um aumento nos gastos dos brasileiros no setor de turismo. Só na Classe A (renda familiar acima de R$ 22 mil), o aumento dos gastos com viagens no último trimestre de 2022 foi de 91%, em comparação com 2020. As compras de passagens aéreas cresceram 60%, passando de R$ 570 para R$ 912, e de hospedagem, + 32,3%, atingindo R$ 172.

Confira as dicas do Sebrae SC para driblar a percepção de que viajar sai caro, e conquistar clientela:

1) Benchmarking: realize análises para comparar os preços com os do mercado, ajudando a posicionar os serviços de maneira competitiva e alinhada com as expectativas dos clientes;

2) Análise de preços do mercado: fique de olho nos preços praticados pelos concorrentes no mercado, permitindo o ajuste da estratégia de preços conforme a demanda e a concorrência;

3) Diferenciação de valor: tenha diferenciais que vão além do preço, como serviços exclusivos, comodidades especiais ou experiências únicas, destacando o valor adicional que os pacotes proporcionam em comparação com outros concorrentes;

4) Transparência e valorização dos serviços: destaque os itens inclusos nos pacotes e evidencie a qualidade dos serviços para estabelecer uma percepção positiva quanto aos custos;

5) Ofertas personalizadas: ofereça pacotes personalizados que atendam às preferências e aos orçamentos individuais dos turistas. Isso pode contribuir para criar uma sensação de valor individualizado;

6) Comunicação eficiente: utilize as redes sociais e outros canais de comunicação para elucidar os custos envolvidos nas viagens é uma abordagem valiosa. Instrua os viajantes sobre os elementos que contribuem para os preços, como a infraestrutura, a qualidade dos serviços e a manutenção;

7) Parcerias estratégicas: faça parcerias com empresas locais, a fim de oferecer pacotes combinados ou descontos conjuntos. A medida pode aprimorar a atratividade das experiências turísticas e estimular os turistas a explorarem a região e contratarem mais serviços;

8) Foco na experiência: ofereça serviços exclusivos, atividades enriquecedoras e interações culturais, a fim de justificar os custos e criar memórias duradouras;

9) Responsabilidade socioambiental: demonstre o compromisso da empresa com a responsabilidade socioambiental. Isso pode atrair turistas que valorizam empreendimentos conscientes e predispostos a contribuir positivamente para as comunidades locais.

Confira mais dicas no documento do Sebrae SC abaixo: