Integra CNDL

Cada pessoa importa na estrutura do Sistema CNDL

Trabalho da secretaria é fundamental para alcançar objetivos de integração e gestão

Manter de pé um sistema com duas mil entidades, presente em todas as partes do Brasil, exige mais do que um bom sistema de comunicação: as pessoas que o conectam. Na Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), essa integração passa obrigatoriamente pela sala da secretaria, em Brasília (DF), na qual Nara Barbosa e Jaciara Toledo acompanham todos os passos da equipe de gestão, a agenda do presidente e do superintendente e o dia a dia da instituição. Coordenam agendas e assessoram a Presidência, em conjunto com Nice Rego e Lorena Lopes, que trabalham em Fortaleza, onde reside o presidente do Sistema CNDL.

É no escritório de Brasília que chegam todas as correspondências, que precisam ser recebidas, encaminhadas, tratadas e arquivadas. Além disso, há inúmeras demandas e telefonemas, de entidades de todo o Brasil, de clientes negativados no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), de representantes de entidades em busca de pins decorativos das federações, câmaras ou da própria CNDL. “Ainda que a gente não saiba a resposta para um problema ou pedido, precisamos saber encaminhar da melhor maneira possível para uma solução”, diz Jaciara, de 36 anos, que está na função desde outubro de 2012. Nara chegou depois e integrou a equipe já na última gestão, em 2015. Ambas passaram por processo seletivo antes de assumir a vaga.

Unida, a equipe da secretaria é uma peça indispensável na engrenagem que garante a sustentação de diversos projetos estruturadores do sistema, como o fortalecimento institucional e a ampliação da rede de associados.

“Precisamos estar por dentro de todos os assuntos. Aqui, é preciso ser proativa e antecipar soluções. É fundamental saber ouvir e ser discreta, mas com atitude para resolver os problemas que surgem”, diz Nara, de 31 anos. Jaciara completa: “O tratamento com as pessoas é um aprendizado. Lidar com divergências e mesmo assim dar continuidade ao trabalho são os desafios que enfrentamos no dia a dia”.

Nos últimos anos, elas perceberam avanços no modelo de trabalho: o arquivo de documentos e o protocolo de recebimento e encaminhamento de correspondências hoje estão digitalizados. As correspondências jurídicas ainda demandam um trabalho mais complexo e ágil, mas hoje nada fica retido na secretaria, sendo logo encaminhado ao SPC Brasil, que representa juridicamente a instituição. “Os processos mudaram para melhor. Estão mais estruturados. Sabemos que a mudança de gestão sempre gera desconfortos na equipe de funcionários”, aponta Jaciara. O intuito da consolidação de mudanças e processos é justamente diminuir o desconforto nas transições e garantir continuidade no funcionamento do Sistema CNDL.

Saiba o que são os projetos estruturadores

Os projetos estruturadores da CNDL surgiram em 2015, resultado de um processo de planejamento conjunto. São 11 projetos, com produtos e ações executados e acompanhados pela equipe do Sistema CNDL. Mais de 50% dos resultados almejados já foram concluídos e parte continua em andamento. Os projetos foram desenhados com a ajuda de especialistas da Fundação Dom Cabral, propõem práticas modernas de governança e gestão e visam a fortalecer a representatividade do Sistema CNDL, com funcionamento em rede.

Compartilhe:
Relacionadas
Integra CNDL

Jaime Machado é o novo presidente da CDL-NH

A nova diretoria assumirá a Entidade a partir de 1º de janeiro de 2022. Compartilhe:
Integra CNDL

FCDL-MG é homenageada com Ordem do Mérito Legislativo

O reconhecimento foi feito pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em cerimônia realizada no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Compartilhe:
Integra CNDL

FEMIX Cultural surpreende pela qualidade dos palestrantes e artistas

Após quase dois anos sem grandes Eventos, a CDL Concórdia realizou, no último final de semana, a FEMIX Cultural. Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.