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Cadastro Positivo faz 3 anos beneficiando 22 milhões de brasileiros

Iniciativa se consolida como um direito do consumidor e um avanço na disciplina do crédito

Elias Sfeir, presidente da ANBC: “Sete em cada 10 consumidores afirmam ter uma percepção positiva sobre o Cadastro Positivo”

A Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) reuniu nesta terça-feira (2/8), em Brasília, representantes do Governo, Gestores de Banco de Dados e parlamentares para avaliar os três anos do Cadastro Positivo. Em vigência desde 2019, o modelo de adesão automática comprovou os benefícios previstos em sua implementação, principalmente em relação à democratização do crédito e à inclusão financeira dos brasileiros.

Hoje, o Cadastro Positivo garante acesso ao crédito de 22,1 milhão de consumidores e registra penetração média nacional de 79% da população economicamente ativa. De acordo com a ANBC, esse número tende a aumentar à medida que novos setores, como energia, saneamento e gás, completarem o envio de informações de seus clientes para o banco de dados do Cadastro Positivo. Os cálculos da Associação apontam para a inclusão de quase 140 milhões de entrantes no sistema.

Ainda de acordo com os dados apresentados pela entidade, 94% das empresas de grande porte estão no Cadastro Positivo. Já o índice referente às empresas de médio e pequeno porte são 62% e 65%, respectivamente. Entre as microempresas, o índice corresponde a 42%, e MEIs, 13%.

Para o presidente da ANBC, Elias Sfeir, a implementação do modelo de adesão automática já foi assimilada pelo cidadão e tornou-se uma conquista do brasileiro. “O Cadastro Positivo consolidou-se como um direito do consumidor. Uma confirmação disso é que, sete em cada 10 consumidores afirmam ter uma percepção positiva sobre o Cadastro”, afirmou o presidente da ANBC.

Roque Pellizzaro: “O Cadastro Positivo está trazendo o varejista de volta para o mercado de crédito”

SPC Brasil
O presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro, esteve na cerimônia. Ele lembrou que um dos grandes méritos do Cadastro Positivo foi a redução das taxas de juros.

“O Cadastro Positivo é uma ferramenta que consegue personalizar o risco. Com ele, individualizamos o mal pagador, aumentamos a quantidade de dados, melhoramos a qualidade de informações. Assim o mercado tem mais segurança e condições de diminuir as taxas de juros”, explicou.

Roque também chamou atenção para outro aspecto do cadastro positivo: o aumento da competitividade na oferta de crédito.

“Antes, só as instituições financeiras de grande porte possuíam informações sobre o perfil de pagamento dos clientes. Agora, o Cadastro Positivo está trazendo o varejista de volta para o mercado de crédito e aumentando a competitividade dentro do mercado financeiro”, explicou.

Também compareceram à cerimônia o superintendente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, Marco Antônio Corradi; Dirceu Gardel, presidente da Boa Vista Serviços; Cassius Schymura, presidente da Quod; Juarez Zortea, presidente da TransUnion; e o Vice-Presidente Conselho da ANBC, Valdemir Bertolo.

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