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“Capacitação é fundamental para enfrentar as turbulências de tempos incertos.”

O presidente executivo da FDC destaca as principais habilidades necessárias para o fortalecimento da formação e atuação dos empresários lojistas 

Por Giovanna Jardim

 

Nos últimos dois anos, a parceria entre o Sistema CNDL e a Fundação Dom Cabral (FDC) foi ampliada e diversas soluções educacionais passaram a ser oferecidas com condições especiais para os associados. Reconhecida como uma das melhores escolas de negócios do mundo, a fundação oferece programas que alinham conhecimento acadêmico com experiência empresarial, fornecendo as ferramentas necessárias para impulsionar os negócios. Confira a entrevista exclusiva do seu presidente executivo, Antonio Batista da Silva Junior, concedida à revista Varejo s.a.

 

Quais são os principais pontos, destacados pelo senhor, sobre a relevância da capacitação e da educação executiva para os novos empreendedores?

Como diria o professor José Luiz Santana, o empreendedor reúne duas características: coragem de assumir riscos e vontade de fazer diferente. O empreendedor, em geral, é a pessoa que tem a ideia do negócio, que conhece como ninguém seu produto. No entanto, isso não garante o sucesso do seu empreendimento. Dominar ferramentas de gestão – financeira, de processos e de pessoas – é fundamental para que uma nova empresa cresça e se fortaleça. Num contexto em que muitas empresas fecham as portas nos primeiros anos de vida, a capacitação e a educação executiva são fundamentais.

 

Como a capacitação e a educação executiva podem desenvolver estratégias para a sobrevivência em momentos de crise?

A capacitação é fundamental para enfrentar as turbulências de tempos incertos. Momentos de crise exigem criatividade, senso de oportunidade, capacidade de liderar, visão ampla do negócio, entre outras habilidades que a educação executiva é capaz de desenvolver. Outra contribuição essencial da educação executiva para enfrentar cenários adversos é o fomento da inovação no ambiente organizacional. A inovação pode proporcionar ganhos de produtividade, aumento na qualidade de produtos e serviços, redução de custos, maior eficiência operacional, além da monopolização temporária de oportunidades de mercado, em decorrência dessas assimetrias competitivas, diante de seus concorrentes diretos.

 

Na sua avaliação, quais pontos fortes podem ser destacados na parceria entre a FDC e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)?

O ponto forte, sem dúvida, é oferecer às empresas associadas à CNDL todo o conhecimento em gestão da FDC. Por meio dessa parceria, colocamos à disposição de pequenos e médios comerciantes toda a expertise da FDC e do seu corpo docente, expressa em programas de desenvolvimento reconhecidos internacionalmente. A capacitação contínua permite ao varejista aprimorar sua gestão, melhorar seus resultados e transformar a economia e a sociedade. Essa, aliás, é uma das premissas da FDC: aliar conhecimento acadêmico à experiência empresarial, trabalhando com as organizações e não somente para elas, em uma construção conjunta de soluções educacionais que respeita a identidade, a peculiaridade dos segmentos em que as organizações atuam e a dinâmica dos mercados. Acreditamos na força da educação como uma ferramenta fundamental para a transformação da sociedade e que o saber cria o caminho para um ambiente de negócios mais próspero e nos guia para um mundo melhor. É por essa razão que investimos tanto na geração de conhecimento, conduzindo pesquisas e estudos aplicados ao mundo dos negócios, quanto no desenvolvimento de estratégias pedagógicas diferenciadas. Isso permite que a FDC ofereça soluções educacionais inovadoras no ambiente nacional e internacional.

 

No seu ponto de vista, como é a atuação da CNDL e como a compara com outras instituições de varejo?

A CNDL é uma instituição sólida e de referência para o varejo brasileiro. Manter esse legado de cultura empreendedora é um feito e tanto, que só comprova a relevância da CNDL para a consolidação do varejo como um dos setores mais importantes da economia brasileira.

 

Na sua percepção, o que representa esse sistema para o parceiro FDC? O que mudou nos últimos dois anos?

A FDC tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade, por meio da educação, da capacitação e do desenvolvimento de lideranças empresariais e públicas. É nesse contexto que está inserida a parceria com a CNDL, que tem como objetivo fortalecer a formação e atuação dos empresários varejistas. Ao longo dos últimos dois anos, o convênio entre as duas instituições passou a oferecer, para todas as empresas associadas, as soluções educacionais oferecidas pela FDC com condições especiais. O benefício contempla programas customizados, abertos e cursos de especialização. Sem dúvida, essa parceria, ao capacitar lideranças, tem impactos positivos em toda a cadeia varejista brasileira, ampliando seu nível de profissionalização e seu impacto positivo na economia brasileira.

 

Quais principais ações buscam incentivar a participação dos associados da CNDL nos programas oferecidos pela FDC?

A parceria com a CNDL prevê a divulgação dessas oportunidades aos associados por meio dos canais de comunicação da própria confederação. Neles, o associado tem acesso a todas as informações sobre os programas oferecidos pela FDC. Para os próximos meses, estão sendo desenvolvidas ações de comunicação adicionais, para ampliar ainda mais o engajamento dos associados com essa iniciativa.

 

Nova Lima_MG, 04 de Fevereiro de 2016 FDC - Nova diretoria Imagem: LEO DRUMOND / NITRO

“A capacitação é fundamental para enfrentar as turbulências de tempos incertos. Momentos de crise exigem criatividade, senso de oportunidade, capacidade de liderar, visão ampla do negócio, entre outras habilidades que a educação executiva é capaz de desenvolver.”

 

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