01 dez, 2024
0 ° C

Carnaval 2024: sucesso dos blocos de rua movimentam a economia do país

Com um pouco de planejamento e criatividade, é possível aproveitar a folia para impulsionar seu negócio. Confira dicas práticas para os varejistas lucrarem com o Carnaval de Rua

Shutterstock
  • Especialista em finanças explica como a celebração beneficia diversos setores da economia brasileira

Amanhã (9/2), começa o Carnaval 2024. A festa popular anualmente movimenta a economia nacional, beneficiando, entre outros setores, o de Comércio e Serviços. Isso porque os brasileiros investem altas quantias na folia, seja com fantasias, viagens para ir a locais famosos por celebrações da data e acompanhando os blocos de rua, que vem ganhando cada vez mais destaque pelo país.

Segundo uma pesquisa do Instituto Locomotiva e do Question Pro, o brasileiro gosta mesmo de se divertir no Carnaval: este ano, 67,9 milhões de pessoas pretendem aproveitar a tradicional festa, o que representa 44% da população. Em 2023, este número era de apenas 37%.

Para o especialista em Finanças Pessoais João Victorino, o Carnaval cria várias oportunidades para diversos setores faturarem, como o de viagens, hotelaria, gastronomia e entretenimento. Inclusive, para os blocos de rua, que possuem cada vez mais destaque e investimento. Por essa razão, defende que o Carnaval pode ser vantajoso para as finanças, tanto pessoais quanto do país.

“A nossa economia tem mudado rapidamente com essas novas tecnologias. A chamada gig economy movimenta bilhões em entrega de mercadorias, transporte de pessoas, produção de conteúdos e serviços. Uma parte dos trabalhadores desse segmento se dedica a trabalhos temporários, principalmente aqueles focados em eventos. E o Carnaval é um grande evento, que pode ser uma boa oportunidade de reforço de renda das pessoas que já atuam em turismo ou mesmo para os desempregados”, avalia especialista em Finanças.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, este ano a capital paulista terá 579 blocos de rua oficiais, e a expectativa é de que a festa movimente mais de R$ 3 bilhões. Em Salvador (BA), a prefeitura estima que mais de 800 mil turistas devem injetar cerca de R$ 2 bilhões na economia da cidade, durante o Carnaval 2024.

Já dados da plataforma de viagens Decolar mostram que aumentou a busca por pacotes de viagens para aproveitar a festa popular em diferentes cidades brasileiras, com um crescimento de 114% em comparação com o ano passado. Entre os destinos favoritos, destaque para Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA). Na região Nordeste, as cidades mais buscadas são Porto Seguro (BA), Natal (RN), Fortaleza (CE), Porto de Galinhas (PE), Recife (PE), Maragogi (AL) e João Pessoa (PB).

“Rio de Janeiro e Salvador se tornaram grandes polos do Carnaval e possuem blocos de rua, que são procurados por pessoas do país inteiro e por estrangeiros também. Vemos que está se expandindo para outras cidades, como São Paulo, que cada vez mais investe em uma celebração organizada e que atrai multidões”, afirma João Victorino.

O especialista em Finanças lembra ainda que o período do Carnaval cria oportunidades para quem têm a possibilidade de alugar apartamentos, casas e quartos para viajantes que buscam aproveitar a data.

“Nesse momento festivo, muitas pessoas buscam alternativas de hospedagem além dos tradicionais hotéis, optando por espaços mais aconchegantes e personalizados. Essa demanda crescente oferece aos proprietários a chance de obter uma renda extra significativa, aproveitando a alta procura por acomodações temporárias”, acrescenta o Victorino.

Dicas para o varejo lucrar com a folia
Em recente pesquisa realizada pelo Mercado Pago, com mais de 36 mil pessoas em diversos estados brasileiros, foram levantados os hábitos de consumo preferidos dos foliões durante o Carnaval. Segundo a pesquisa, um em cada 10 entrevistados já participaram pelo menos uma vez dos carnavais de rua, dos quais mais de 60% costumam levar o celular para os bloquinhos. O estudo também apontou que um a cada três utiliza o aparelho como meio de pagamento, sendo o cartão de crédito por aproximação e o PIX os líderes de uso, seguidos pelo cartão de débito por aproximação.

“O Carnaval de rua é a festa popular mais conhecida do mundo e a pesquisa demonstrou que o celular é o item que está sempre com os foliões, desde que saem de casa até o pagamento do que consomem nos blocos”, comenta Felipe Castano, head da área de marketing do Mercado Pago no Brasil. “Sendo o cartão de crédito o meio de pagamento preferido entre os foliões, é essencial que os ambulantes tenham uma maquininha para garantir as boas vendas na data”, finaliza.

Com um pouco de planejamento e criatividade, é possível aproveitar a folia para impulsionar seu negócio. Confira dicas práticas para os varejistas lucrarem com o Carnaval de Rua:

Conheça as regras locais
Antes de começar suas atividades, estude as regulamentações locais em relação ao exercício da atividade e à venda durante o Carnaval. Isso inclui licenças necessárias, locais permitidos para vendas e horários de operação.

Crie promoções e descontos
Promoções e descontos são sempre atraentes para os consumidores. Ofereça ofertas imperdíveis para atrair novos clientes e fidelizar os antigos.

Decore sua loja
A decoração da sua loja é um importante elemento para atrair a atenção dos clientes. Decore com cores vibrantes, confetes, serpentinas e outros elementos carnavalescos.

Participe de eventos carnavalescos
Participar de eventos carnavalescos é uma ótima forma de divulgar sua marca e seus produtos. Você pode montar um stand, distribuir brindes ou oferecer promoções especiais.

Priorize a higiene e segurança
Mantenha sua área de vendas limpa e organizada. Certifique-se de seguir todas as regulamentações de saúde e segurança, especialmente ao lidar com alimentos e bebidas.

Fique de olho
Confira os valores inseridos na maquininha no momento da venda para o folião, evitando, assim, perdas nas vendas e garantindo seu lucro.

Facilite seu recebimento
Utilize o recebimento na hora, que possibilita, por exemplo, a rápida reposição do estoque com itens como água, energético, entre outros, para o dia seguinte da folia.

Não perca tempo
Bloquinho é correria, quem atende primeiro acaba vendendo mais, prefira maquininhas com NFC, tecnologia que permite a realização de pagamento à distância, bastando apenas aproximar o cartão do cliente, smartphone ou smartwatch da maquininha de cartão para efetuar o pagamento.

Ofereça produtos atrativos
A variedade é fundamental para atender aos diferentes gostos dos foliões. Ofereça fantasias, adereços, maquiagens, bebidas, alimentos e outros produtos que sejam relevantes para o momento.

Seja criativo na apresentação
Atraia a atenção dos clientes usando os itens dados pelos patrocinadores do evento para uma apresentação visual atraente. Aproveite os kits com isopor personalizado, colete, crachá, guarda-sol, precificador, pochete, mobile, adesivo.

Dica de ouro para ambulantes
Verifique qual é a operadora de telefonia com melhor sinal na região do seu ponto de venda para escolher o chip da maquininha e garantir a conectividade.