Integra CNDL

Cartilha ajuda a prevenir golpes digitais

Polícia Civil de Minas Gerais elaborou material com base nas principais ocorrências de crimes na internet

A pandemia, além de todos os problemas que causou, trouxe mais um transtorno que vem aumento a cada dia. Trata-se dos golpes virtuais, que aumentaram consideravelmente por conta do isolamento social e dependência dos serviços e produtos vendidos pela internet, o que facilitou a ação dos mais variados tipos de golpistas.

Somente entre março e abril, mais de 105 mil golpes virtuais foram realizados no país. Isso representa um aumento de 86,6% nos casos corriqueiros, que acabaram preocupando os profissionais em segurança digital.

Atento ao aumento de ocorrência de crimes virtuais, a Polícia Civil de Minas Gerais lançou a cartilha “Golpe, só se for nos criminosos”. O material tem objetivo de apresentar à população os principais golpes praticados atualmente, além de dar dicas de prevenção.

De acordo com o chefe do 1º Departamento de Polícia Civil, delegado-geral Wagner Sales, a maior parte dos golpes migrou da rua para o mundo virtual. “Nesse momento de isolamento social, as pessoas estão reclusas em casa e acessam mais às redes sociais, fazem compras pela internet e isso pode contribui para aplicação de golpes”, diz.

Ao todo, a cartilha apresenta 16 tipos de golpes, divididos em três modalidades: Golpes Presenciais, Golpes pela Internet e Crimes Praticados por Telefone.

Ainda segundo Sales, a dúvida e a informação são duas grandes aliadas para frustrar os planos dos golpistas: “A informação ainda é a maior arma contra esse tipo de crime. Não acredite em vantagens mirabolantes e promessas de grandes negócios, pois, atrás delas, certamente haverá um golpe. É preciso sempre checar. Na dúvida, não faça”.

Clique aqui e faça o download

Compartilhe:
Relacionadas
Integra CNDL

Empossada a nova diretoria da Federação Varejista do Rio Grande do Sul

Nova diretoria assume gestão até 2025; evento foi amplamente prestigiado por autoridades públicas Compartilhe:
Integra CNDL

Presidente da CNDL participa de jantar com o governador do Mato Grosso

O presidente da CNDL, José César da Costa, participou na noite desta terça-feira (24) de um jantar com o governador de MT, Mauro Mendes. Compartilhe:
Integra CNDL

CDL Patos de Minas distribui de kits de higiene pessoal a entidades sociais

Em cerimônia na manhã do dia 17 de maio, a CDL de Patos de Minas realizou a entrega de Kits Solidários, contendo itens de higiene pessoal, para entidades sociais e instituições que prestam assistência à comunidade. O material irá contribuir para a saúde e os cuidados das crianças que pertencem às famílias assistidas pelas entidades contempladas com o projeto. Compartilhe:

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.