CDL Barra Mansa: otimismo com o novo horário do comércio

Lojas do centro da cidade agora podem abrir das 11 às 19 horas durante a semana e de 9 às 14 horas aos sábados 

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, assinou nesta quinta-feira, dia 20, o Decreto n° 9934 que dispõe sobre o funcionamento das atividades empresariais no âmbito do enfrentamento à Covid-19. Segundo o documento, os comércios do centro da cidade podem funcionar agora das 11h às 19 horas, de segunda a sexta-feira; e aos sábados das 9h às 14 horas. Já as megalojas Casas Bahia, Ponto Frio e Lojas Cem poderão funcionar de 7h às 15 horas. Já o comércio nos bairros e as lojas de serviços essenciais mantêm seus horários antigos. A ampliação do horário era uma solicitação da CDL Barra Mansa para que houvesse mais comodidade para os consumidores e evitasse aglomerações nas ruas da cidade.

“Essa medida ajuda a retomar, aos poucos, a flexibilização. Precisamos nos readaptar a atual realidade e a esta nova forma de trabalhar. O lojista tem uma demanda grande para que o horário volte ao normal e estender o funcionamento, por algumas horas que seja, já é um bom sinal que estamos conseguindo retomar à normalidade”, disse o presidente da entidade, Leonardo dos Santos, lembrando, no entanto, que os cuidados ainda se fazem necessários. “Os lojistas devem disponibilizar álcool em gel para os clientes, cobrar o uso de máscara e evitar aglomerações em seus estabelecimentos. Vencer esta pandemia é dever de todos, comerciantes, consumidores e população em geral”.

A ampliação do horário do comércio, de fato, agradou os comerciantes que esperam compensar as vendas perdidas durante o período de restrições mais rígidas, quando as lojas precisaram ficar fechadas. É o caso de Christiane Mohalem, lojista no segmento de brinquedos e papelaria. “Para nós, comerciantes, é muito bom que as coisas voltem ao normal aos poucos. É o que chamamos de ‘novo normal’, com as devidas proteções e cuidados. Ter mais uma hora no nosso dia para realizarmos o trabalho é importante, uma vez que os clientes também terão mais tempo para irem às ruas e, assim, evitar as aglomerações”, pontuou.

Rômulo Gonçalves é dono de uma joalheria e concorda que o novo horário vai facilitar a vida de todos. “As pessoas poderão sair dos bancos e resolver suas coisas de forma mais rápida e, com isso, voltar às suas casas, diminuindo assim o fluxo nas ruas. Esta mudança será muito significativa também para os comerciantes, que terão mais oportunidades para atender seus clientes. Todos juntos, cada um fazendo sua parte, venceremos este vírus”.

O Decreto n° 9934 ainda define que bares, restaurantes e lanchonetes deverão manter as regras por, pelo menos, mais dez dias. Entre as normas, constam o horário de funcionamento restrito até às 23h; uso de, no máximo, 50% das mesas; aferição de temperatura de clientes na entrada, para estabelecimentos com capacidade para mais de 40 pessoas; além da proibição de mesas nas calçadas e permanência de clientes em pé no interior desses locais. O comerciante que descumprir as normas poderá sofrer penalidades estabelecidas pela legislação municipal.

Relacionadas
Integra CNDL

CDL/BH faz doação de 80 capacetes Elmo para hospitais da capital mineira

Serão destinadas outras 10 unidades para a Prefeitura de Nova Lima; entrega acontece na segunda (19/4) COMPARTILHAR:FacebookTwitterWhatsAppLinkedIn
Integra CNDL

CDL Barreiras lança a campanha "Oeste da Bahia contra a Covid"

A CDL Barreiras lança nova campanha de conscientização nas empresas de Barreiras. Desta vez, a iniciativa é voltada para toda a Região… COMPARTILHAR:FacebookTwitterWhatsAppLinkedIn
Integra CNDL

CDL-NH e ExoHub firmam parceria para incentivar a inovação no varejo

Laboratório de varejo será o primeiro do Vale do Sinos COMPARTILHAR:FacebookTwitterWhatsAppLinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.