CDL Canindé: determinação e força para fortalecer o comércio
No CDL em Todo Lugar desta quinta-feira, o presidente da CDL Canindé, Antônio Pereira, conta de que forma a entidade tem lutado em prol do setor de Comércio e Serviços no semiárido cearense.

No CDL em Todo Lugar desta quinta-feira, o presidente da CDL Canindé, Antônio Pereira, conta de que forma a entidade tem lutado em prol do setor de Comércio e Serviços no semiárido cearense
Os empreendedores de Canindé – município cearense localizado a cerca de 110 km da capital Fortaleza (CE) – contam com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Canindé, que há 41 anos defende os interesses do setor de Comércio e Serviços na cidade e região.
“A CDL Canindé é bastante aguerrida e forte. Por meio do nosso trabalho, temos mostrado a importância de os comerciantes unirem forças para fazer suas reivindicações junto ao Poder Público e realizar ações de fomento à economia local”, conta Antônio Alves Pereira, presidente da instituição cedelista e vice-presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE).
A CDL Canindé possui 130 associados, que contam com equipe qualificada e espaços climatizados e estruturados para melhor recebê-los. A instituição oferece serviços de proteção ao crédito; capacitações para os empreendedores e comerciários, muitas realizadas em parceria com o Sebrae Ceará; e convênios com clínicas médicas e escolas e universidades.
“O SPC, por exemplo, leva informação segura e em tempo real para todo o Brasil”, destaca Antônio Pereira, que acrescenta: “prestamos relevante serviço para Canindé e região, um trabalho feito com amor e determinação. O nosso objetivo é zelar pelo nome desta entidade”, diz.
Canindé possui 78 mil habitantes. O município tem o maior santuário franciscano da América Latina. A Basílica de São Francisco das Chagas – padroeiro da cidade – e a Estátua de São Francisco – monumento com mais de 30 metros de altura – atraem anualmente milhares de romeiros, o que potencializa, de alguma forma, o comércio e os serviços da região.
No campo econômico, a produção agropecuária e a exploração de jazidas de minérios e pedras preciosas e semipreciosas são importantes fontes de renda. O presidente da CDL Canindé explica que a população das cidades vizinhas é usuária de serviços canindeenses, como o bancário, o policial, de ensino superior e médico.
Relacionamento institucional e governamental
A parceria da CDL Canindé com o poder público do município também tem rendido bons frutos para o empreendedorismo local. Para o presidente da entidade, é uma área importante para as conquistas do segmento.
“Temos um bom entendimento com o município, que ouve as nossas reivindicações. Esta parceria extraordinária beneficia a todos, inclusive, os nossos associados”, avalia o presidente da CDL Canindé.
Na pandemia, este canal aberto de comunicação com os gestores públicos foi determinante para os lojistas enfrentarem as dificuldades impostas pelo coronavírus. Juntos, poder público e CDL produziram e divulgaram materiais informativos para difundir as regras sanitárias de prevenção à covid-19, bem como criaram caminhos para o comércio funcionar de forma segura.
“Não podemos abrir mão da nossa subsistência, nem da nossa vida. Tivemos sérias dificuldades, mas superamos e crescemos, porque desenvolvemos uma nova modalidade de venda, entrando para o comércio online e realizando lives e outras inovações. Nossa meta é continuar ajudando os lojistas canindeenses a enfrentar a crise, até porque a doença ainda não passou”, alerta Antônio Pereira, presidente da CDL Canindé.