20 jul, 2024
0 ° C

CDL Guarulhos: ações para impulsionar a entidade nas redes sociais

No CDL em Todo Lugar desta quinta-feira, você conhece a CDL Guarulhos (SP)

No CDL em Todo Lugar desta quinta-feira, você conhece a CDL Guarulhos (SP)

Aeroporto de Guarulhos (Foto: Portal da Copa)

Com um PIB de R$ 65,1 bilhões (2019), Guarulhos é o 12º município mais rico do Brasil, segundo a prefeitura. É a segunda cidade com maior população do Estado de São Paulo, com 1,4 milhão de habitantes, de acordo com estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2021.

Como abriga o maior aeroporto da América Latina e o maior terminal de cargas do país, o município serve como um centro estratégico de distribuição e logística. A sua localização – na confluência de estradas que ligam São Paulo ao Rio de Janeiro – reforça a vocação logística, que impulsiona o varejo local. Para ter uma ideia, em 2019, o comércio era responsável pela geração de quase 73 mil empregos formais e, em dezembro de 2017, movimentava R$ 3,8 bilhões.

Tamanha pujança fez com que os empreendedores do setor criassem a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Guarulhos, atualmente presidida por Renato Sanches. Fundada em 1976, a entidade se destaca na atuação em defesa do desenvolvimento econômico local e, especialmente, do comércio.

“Mantemos bom relacionamento com a prefeitura, com o Sebrae e com as outras entidades”, aponta Sanches, que acredita que essas relações abrem portas para a CDL crescer.

Para tentar conseguir melhorias voltadas ao comércio, a CDL Guarulhos também participa do Conselho Municipal de Turismo. “O objetivo é fazer que a cidade tenha tanto sucesso na indústria quanto no comércio”, diz o representante.

Relacionamento
Para alcançar os empreendedores de comércio e serviços e se comunicar com seus associados, a CDL Guarulhos aposta nas redes sociais. “Estamos nas redes sociais, e utilizamos principalmente o Instagram. O principal objetivo é mostrar o que fazemos e os benefícios que trazemos. Também apresentamos as consultas gratuitas e tudo para trazer novas pessoas para a CDL”, explica o dirigente lojista.

Viaduto Cidade de Guarulhos (Foto: Márcio Lino/PMG)

“Hoje em dia, devido ao tamanho da cidade e a pandemia, não conseguimos bater de porta em porta, por isso, a importância das redes. Chegamos a muitas pessoas, principalmente os jovens. Estamos tentando inverter a relação, queremos fazer os filhos mostrar para os pais como a CDL pode beneficiar o negócio deles”, diz o presidente, garantindo que os resultados desta ação são positivos.

A CDL Guarulhos também utiliza as redes sociais para divulgar as parcerias. “Estamos focados em uma área de atuação por vez. Agora estamos com parceria com os pet-shops, mas já divulgamos ações com os salões de beleza e as autoescolas”, conta Renato.

A entrada para as redes também serviu como solução para o problema de cadastro desatualizados.

Pandemia
Renato acredita que tanto o setor quanto as entidades representativas estão se readaptando. “A pandemia afetou a todos! Muitos comércios fecharam, alguns sobreviveram, mas ainda estão engatinhando. Mas a gente tem fé, vamos melhorar”, afirma o dirigente lojista. “O home office e o delivery ajudaram muito. Houve muita gente funcionando com meia porta aberta para sobreviver”, acrescenta.

A CDL tem seguido as orientações do governo local e divulgado os protocolos sanitários de proteção à covid-19. Neste sentido, realiza campanhas incentivando a vacinação e o uso de máscara e álcool em gel.

Reportagem: Luís Adolfo Barbosa
Edição: Fernanda Peregrino