Empreendedorismo Jovem

CDL Jovem vai ocupar vaga no Conselho Nacional da Juventude

A Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), órgão complementar do Sistema CNDL, foi selecionada para compor o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) do governo federal para o biênio 2020-2021. O processo seletivo foi realizado pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), em Brasília, e contou com a participação de mais de 200 entidades.

Foram eleitos representantes de 20 entidades da sociedade civil. A seleção recebeu 378 inscrições, sendo 190 de entidades regionais, 106 de entidades nacionais e 82 de pessoas físicas de notório saber. Foi um recorde de participantes.

O coordenador da CDL Jovem Nacional, Lucas Pitta, comemorou a escolha e disse que esse é um marco importante na história da entidade: “Ocupar um assento no Conjuve é de extrema importância para a CDL Jovem. Trata-se do reconhecimento de um trabalho que vem sendo feito há muitos anos por todos que fazem e fizerem parte da nossa entidade”. “Neste momento, também nos lembramos das entidades que sempre nos apoiaram, como as Federações das Câmaras de Dirigentes Lojistas e, principalmente, da CNDL [Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas], cujo apoio foi fundamental para lograrmos tantos êxitos em todos esses anos”, continuou.

O Conjuve tem, entre suas atribuições, a formulação de propostas voltadas para as políticas públicas de juventude, o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens e a promoção do intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais.

Para Pitta, a CDL Jovem vai poder contribuir muito com o conselho: “Pretendemos levar ao conselho nossa expertise de execução de projetos e nosso poder de mobilização nacional”. De fato, a CDL Jovem é uma organização de grande capilaridade e está presente em mais de 90 Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) no Brasil. “Esse nosso alcance é muito importante para que o governo tenha acesso à pluralidade das opiniões da juventude. Somos uma entidade de referência na formação de lideranças e temos muito com o que contribuir”, afirmou.

Força política

Com a cadeira no Conjuve, a CDL Jovem dá mais um passo em sua busca por mais protagonismo político. Há anos, a entidade está à frente de várias mobilizações nacionais; a mais importante delas, o Dia Livre de Impostos, já foi reconhecida pelo Congresso Nacional em uma sessão solene no Plenário da Câmara dos Deputados. “Desde que assumimos a gestão da CDL Jovem, temos trabalhado para que a instituição ocupe mais espaço na arena política nacional”, disse Pitta.

Para o dirigente, a própria escolha da entidade para a cadeira no conselho foi o reconhecimento da importância que a CDL Jovem adquiriu nos últimos anos: “Não tenho dúvida de que a repercussão das nossas ações nos levou para dentro da SNJ”.

Compartilhe:
Relacionadas
Empreendedorismo Jovem

Coordenadores das CDLs Jovem se reúnem em Brasília

A reunião contou a presença de 35 coordenadores nacional e estaduais e membros de CDLs Jovens nos municípios e ocorreu junto com o V Fórum Nacional do Comércio. Compartilhe:
Empreendedorismo Jovem

Pequenos negócios podem aumentar as vendas com as Lives de Comércio

Segundo dados da empresa Green Proposition FZE, somente através do Live Commerce, a China fechou o ano de 2020 com um faturamento total de 220 milhões de dólares, um crescimento de 19% em relação a 2019. Compartilhe:
Empreendedorismo Jovem

12 mil lojistas participaram do Dia Livre de Impostos 2021

Em 2021, o DLI contou com a adesão de 12 mil lojas em 22 estados e o Distrito Federal. Mais de 15 mil pessoas assinaram ao manifesto online, pedindo pela redução da carga e da complexidade tributária. O site da campanha teve 1 milhão de acessos só ontem (27), dia nacional da mobilização, mas ao longo de maio, quase 2 milhões de pessoas (35% entre 25 e 34 anos) visitaram a webpage para conhecer os produtos livres de impostos. Ao todo, foram cadastrados na plataforma 1672 produtos em mais de 15 categorias. Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.