20 jul, 2024
0 ° C

CDL São João do Paraíso: novas ações e parcerias para fortalecer o varejo

No CDL em Todo Lugar desta semana, você conhece a CDL de São João do Paraíso (MG), capital do doce de marmelo e do óleo de eucalipto.

No CDL em Todo Lugar desta semana, você conhece a CDL de São João do Paraíso (MG), capital do doce de marmelo e do óleo de eucalipto

Palestra Como Encantar Clientes
Foto: acervo/CDL São João do Paraíso

“A CDL São João do Paraíso praticamente renasceu nos últimos 6 meses”, afirma Gabriela Ferraz, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade.

Os problemas causados pela pandemia impactaram diretamente a entidade, que precisou se reformular para sobreviver. Antes da emergência sanitária estourar em todo o mundo, a CDL São João do Paraíso vivia seu auge: contava com 97 associados, número bastante relevante para uma cidade de apenas 24 mil habitantes e que não tem o comércio como a sua principal fonte de receitas.

No entanto, o número caiu drasticamente: meio de 2021, havia apenas 45 associados, e alguns ainda estavam inadimplentes. Foi quando Gabriela resolveu se candidatar à presidência. A dirigente já havia feito parte da diretoria da CDL anos antes e sabia como funcionava o Sistema CNDL.

Logo após ser eleita e assumir o cargo, decidiu “arrumar a casa” primeiro para depois ir atrás de novas possibilidades. “Tomamos medidas para equilibrar o fluxo de caixa e colocar as contas em dia”, explica a presidente da CDL São João do Paraíso.

Também organizou dois eventos: a palestra “Como Encantar Clientes”, em parceria com o Sebrae, e o Feirão de Verão”. Com as ações, buscou se reaproximar de quem havia optado por deixar a entidade. Em menos de 6 meses, a CDL São João do Paraíso saltou de 45 para 67 associados.

“Nossa meta é não precisar sair batendo de porta em porta para trazer os associados, mas sim, através de eventos, conseguir movimentar o comércio e mostrar para o povo da cidade que a CDL está presente”, explica Gabriela Ferraz.

Com intuito de manter o crescimento da entidade, o próximo curso já está marcado: será uma capacitação profissional em vendas com técnica PNL (Programação Neurolinguística), que acontecerá nos dias 4 e 5 de junho, com participação de Everton Saulo, especialista no assunto.

A próxima meta é conseguir uma sede no centro da cidade que suporte tanto a equipe da CDL, quanto o trabalho do Serviço de Proteção de Crédito (SPC) e também a certificação digital. “A instituição está crescendo, e precisamos de um lugar melhor”, afirma a dirigente lojista.

A cidade de São João do Paraíso (MG) é uma grande produtora de marmelo
Foto: Emater-MG/Divulgação

Economia local
São João do Paraíso (SJP) é uma cidade pequena, localizada no norte de Minas, bem próxima a Salinas. Cerca de 50km separam as duas cidades. Assim como a cidade vizinha, SJP é uma forte produtora de cachaça, produto enviado para Salinas e de lá distribuído para o mercado consumidor.

Além da pinga, a cidade também é uma forte produtora do doce de marmelo. “É um doce típico da região devido ao nosso clima bem fresco. É um doce tão tradicional que várias famílias vivem de sua produção”, conta Gabriela Ferraz.

A grande base econômica da cidade é, porém, o óleo de eucalipto. A Destilaria Meneghetti foi fundada na cidade em 1989, e desde então, é a grande geradora de receita para o município.