Chatbot se consolida como ferramenta indispensável para o sucesso empresarial
Recurso desempenha um papel crucial ao dar mais celeridade às operações de empresas em diversas áreas.
ShutterstockOs chatbots são reconhecidos por simplificar o atendimento tanto aos clientes quanto aos colaboradores, sendo muito úteis para instituições de diferentes setores. Eles representam uma forma de automação que conversam com as pessoas, respondendo perguntas e resolvendo problemas. É bem comum encontrar esse tipo de ajuda automática em aplicativos de bancos, por exemplo.
Alimentada pela crescente disponibilidade de dados, avanços no poder de processamento e algoritmos cada vez mais sofisticados, a inteligência artificial (IA) tem avançado consideravelmente, promovendo grandes revoluções em várias áreas nos últimos anos.
Uma pesquisa conduzida pela McKinsey revela que, em uma organização com 5 mil agentes de atendimento ao cliente, o uso da IA aumentou a resolução de problemas em 16% por hora. Ao mesmo tempo, houve uma redução de 9% no tempo dedicado à resolução de problemas específicos e de 25% no número de solicitações para falar com um gerente.
Sendo assim, os resultados do chatbot podem ser ainda mais eficazes quando integrados à tecnologia de inteligência artificial. Em geral, ele possui as seguintes características:
- Linguagem mais natural: com a tecnologia de Processamento de Linguagem Natural (PLN), os robôs podem simular conversas mais espontâneas com os usuários.
- Base de conhecimento assertiva: a coleta de dados é fundamental para o funcionamento dos softwares de IA. Logo, o chatbot utiliza uma variedade de fontes de conhecimento para fornecer respostas precisas.
- Machine learning: um sistema de inteligência artificial pode ser treinado para aprender com os dados, o que significa que a cada nova interação com um chatbot por IA, novas informações são armazenadas, ampliando o conhecimento da máquina.
Considerando todas essas características, é possível concluir que o uso do chatbot com inteligência artificial oferece uma série de vantagens, como a redução no tempo de atendimento, disponibilidade constante, otimização de processos e relacionamento personalizado.
Chatbot pode ser usado pelos setores de compliance
Quando se trata de questões éticas no trabalho, é importante ter um espaço onde os colaboradores possam esclarecer dúvidas de forma imparcial e anônima.
“Muitas pessoas podem se sentir constrangidas ao tirar dúvidas sobre o que constitui fraude financeira ou assédio, por exemplo. No campo do Compliance, o chatbot pode ser uma ferramenta útil para esclarecer essas e outras dúvidas de forma impessoal, permitindo que o usuário se sinta à vontade para perguntar o que deseja”, explica Marcelo Erthal, CEO da clickCompliance.
Além de responder às perguntas, o Compliance Bot também gera indicadores. Os dados coletados resultam em uma economia média de 30% no tempo de trabalho da equipe de Compliance. Além disso, é importante destacar que muitas reclamações e dúvidas surgem fora do horário comercial e do ambiente de trabalho, e o serviço 24 horas é um dos principais benefícios dos chatbots.