Sem Categoria

Chile-Brasil: parceria comercial em ascensão é um promissor campo de oportunidades

* por María Julia Riquelme

 

A relação comercial entre Brasil e Chile atravessa um excelente momento. A composição desse quadro, para além da proximidade geográfica, fortalece-se pela confiança existente entre o empresariado de ambos os países. Como resultado, o Brasil é hoje um dos principais parceiros comerciais do país andino em todo o mundo.

Números atualizados pelo Banco Central do Chile são extremamente significativos e servem para mensurar essa aproximação: em 2017, por exemplo, o Brasil foi o quarto destino mundial das exportações do Chile e o primeiro na América Latina (para produtos não cobre), registrando envios de US$ 1,964 bilhão, um crescimento de 9% em comparação ao ano anterior.

Entre uma vasta diversidade de produtos, destacam-se nesse promissor mercado de bens os alimentos chilenos. Vinhos, frutos secos, alimentos processados, frutos do mar, frutas e azeite de oliva são alguns dos itens que mais chegam ao solo brasileiro. Reunidos, os alimentos somam mais de US$ 1,013 bilhão, ou seja, mais da metade do total das exportações de bens (exceto cobre e serviços) para o país. Foi o maior valor nos últimos quatro anos, com um crescimento de 5% comparado a 2016.

Essas cifras refletem os esforços que o Chile vem realizando nos últimos anos para aumentar a conscientização a respeito da diversidade e qualidade de seus alimentos. A campanha foi desenvolvida e é executada com o compromisso de levar para a mesa dos brasileiros toda a qualidade, segurança internacional, rastreabilidade e, claro, sabor natural dos produtos chilenos.

Um exemplo recente desse trabalho foi a participação de 19 das mais representativas empresas chilenas do setor, sob coordenação do ProChile, na APAS Show 2018 — maior feira supermercadista do Brasil e um dos eventos mais importantes do segmento no mundo.

Graças às suas características geográficas, climáticas e humanas, o Chile goza de condições incomparáveis para a produção de alimentos de qualidade e mundialmente requisitados. A região recebe a influência de diversos climas, tem um dos céus mais transparentes do planeta e uma das maiores reservas de água doce do mundo, além de barreiras naturais nos quatro pontos cardinais, que protegem seus campos de pestes e doenças. Outros atributos que conferem destaque ao país em diversos rankings internacionais são: estabilidade política e econômica, abertura comercial, transparência, certeza jurídica, competência técnica e excelentes oportunidades de negócios.

Tão importante quanto salientar essas conquistas é lembrar que esse mercado, especialmente no setor alimentício, ainda carrega um expressivo potencial de crescimento. Esse projeto faz parte, inclusive, do planejamento estratégico do Chile, que enxerga com otimismo as trocas comerciais entre os países e não poupará esforços para seguir criando oportunidades que estreitem ainda mais os laços entre dois dos mais importantes representantes da economia sul-americana.

 

* María Julia Riquelme é diretora do ProChile Brasil, instituição do Ministério de Relações Exteriores do Chile responsável pela promoção de exportações do país.

Compartilhe:
Relacionadas
Sem Categoria

Hoje é o Dia Internacional da Proteção de Dados

*Cristiane Manzueto e Rodrigo Leal Embora privacidade e proteção de dados estejam, atualmente, no centro das atenções por conta do avanço das… Compartilhe:
Sem Categoria

Hauly e José César discutem a Reforma Tributária

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) promoverá, nesta quarta-feira (2), às 16h, uma conversa entre o consultor tributário e economista, Luiz… Compartilhe:
Sem Categoria

Inova Varejo realiza live sobre fidelização de clientes

Projeto recebe Guilherme Vasconcelos, CEO da Cliente Fiel, startup que cria aplicativos de delivery com foco em fidelização de clientes Com o… Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.