O mercado pet no
Brasil fechou 2018 com um faturamento de R$ 20 bilhões, se consolidando como o
segundo maior mercado do mundo. Neste ano, pela primeira vez, ultrapassamos o
Reino Unido e estamos abaixo apenas dos Estados Unidos, que detêm 50% desse
mercado.
As grandes redes, muitas vezes com aporte de capital americano, vêm dominando
esse nicho no país. Com grande volume de investimento, lojas cada vez maiores,
alto nível de organização e grande capacidade de estoque, também têm dominado as
vendas pela internet.
Para que as pequenas e médias empresas não sucumbam frente às gigantes, é necessário que, como em qualquer outro setor, tenham um diferencial, um serviço novo, personalizado e com atendimento de excelência que faça o cliente voltar à loja. É preciso que o empresário explore os pontos fortes do pequeno negócio, como, por exemplo, a proximidade com o cliente final e a intimidade com o consumidor.
Ser pequeno não significa ser amador. Muitas vezes, o
proprietário acaba sendo um “faz-tudo”, o que resulta em uma administração ineficiente.
Nesses casos, é preciso descentralizar os serviços contratando, na medida do
possível, mais colaboradores para que haja maior atenção aos detalhes da gestão
do negócio.
Além disso, as pequenas e médias empresas devem inovar constantemente,
oferecendo serviços como assinaturas, planos de saúde, planos de benefícios,
seguros, venda de produtos naturais, brinquedos inteligentes e outras tendências
do mercado.
Se o empreendedor tiver mais recursos, é fundamental buscar
aperfeiçoamento nas melhores práticas do mundo coorporativo. Assim, os
investimentos devem passar pela capacitação da equipe, adoção de tecnologia,
parcerias que possam servir de vitrine para o seu negócio, sem falar da parte
de comunicação, o que abrange um bom plano de mídia, desenvolvimento de
conteúdo para a internet, incluindo as redes sociais, e um bom relacionamento
com a imprensa.
Mas nada disso vai funcionar se o empresário não oferecer segurança e atenção
ao seu principal cliente: os pets. Um
carinho especial e tratamento amoroso e respeitoso são os melhores caminhos
para a fidelização do cliente.
Que o mercado continue crescendo, prosperando e nos trazendo sempre mudanças positivas num cenário econômico no qual possamos transformar dificuldades em criatividade.