Podcast

Como o 5G vai influenciar o varejo no Brasil?

Wendel Alves: “A evolução tecnológica é exponencial. Então, as mudanças vão ser cada vez mais rápidas e impactantes na vida de todas as pessoas”
Foto: arquivo pessoal

A tecnologia 5G foi lançada este ano no Brasil, e já é oferecida em 15 capitais do país. As expectativas da Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações é de que até o final de novembro, o 5G puro esteja ativo em todas as capitais brasileiras.

De acordo com a agência, a velocidade do 5G puro é dez vez mais rápida que a do 4G, além de ter um menor tempo de atraso na resposta a comandos dos usuários. O que também proporciona melhor qualidade de resolução de imagens, sons e vídeos.

O assunto foi tema do episódio #57 do Varejo S.A. Podcast, que contou com a participação de Matheus Mascena, especialista em e-commerce, e de Wendel Alves, especialista em segurança da informação e ciência de dados. Para eles, todos os setores da economia serão afetados positivamente pela chegada da tecnologia.

“No caso do setor de Óticas, espera-se que com o 5G, as pessoas consigam experimentar seus óculos, através da realidade aumentada. Com isso, vai saber como o óculos ficará (em seu rosto), gerando mais confiança e aumentando, assim, a possibilidade de compra”, fala Mascena, que lembra ainda que 5G viabilizará e impulsionará outros canais de comercialização.

“As redes sociais e as lives commerces são atividades gratuitas e que vão ser muito melhoradas com a chegada do 5G, tanto em rapidez quanto em qualidade de imagem. Essas mudanças vão ser muito importantes para os pequenos lojistas conseguirem operar tão bem quanto o grande”, explica o especialista em e-commerce.

Matheus Mascena: “As redes sociais e as lives commerces são atividades gratuitas e que vão ser muito melhoradas com a chegada do 5G, tanto em rapidez quanto em qualidade de imagem”
Foto: arquivo pessoal

Inovação exponencial
Para Wendel Alves, os empreendedores devem se preparar para explorar a tecnologia o melhor possível para fazer o negócio crescer. Não é uma questão de investimento financeiro, mas de estar atento para as possibilidades de como usar o 5G em favor a empresa.

“Muita gente me pergunta qual a melhor tecnologia para fazer alguma atividade, e eu sempre digo: a melhor tecnologia é a que você usa de fato. Não adianta chegar uma nova tecnologia, mais cara, mais complexa, se você não vai usar aquilo”, reforça o especialista em TI, que também destaca que o empreendedor não pode parar no tempo e não aderir ao novo, ou estará fadado a perder vendas.

“A evolução tecnológica é exponencial. Teorias já confirmadas falam que se dobra a capacidade tecnológica a cada 18 meses. Então, as mudanças vão ser cada vez mais rápidas e impactantes na vida de todas as pessoas. Empresários, lojistas e consumidores precisam saber disso para entender melhor o futuro do Varejo”, afirma Alves.

Para os especialistas, saber como lidar com as mudanças tecnológicas e geracionais, é o que vai diferenciar os empresários e lojistas daqui para frente.

“Na última NRF, foi dito que em 2030 metade da população mundial vai ser composta pelas gerações Alpha e Z, que são nativas digitais e nem sabem como era o mundo antes do 3G”, acrescenta Mascena.

Segundo informações apresentadas pelo cientista de dados no episódio #57, em 2014, 80% das pessoas usavam a internet pelo computador, número que baixou para 36%, nos dias de hoje. Naquele ano, 77% dos usuários acessavam a internet pelo celular, enquanto atualmente, chega à marca de 99%. Além disso, aumentou consideravelmente o uso da rede de computadores através de aparelhos de TV, muito por conta do crescimento do streaming.

“Traduzindo, praticamente todo mundo tem acesso à internet no seu aparelho celular, onde e quando quiser, aumentando a possibilidade de se gerar experiência para o cliente”, explica Wendel Alves.

Confira a conversa completa no Varejo S.A. Podcast:

*Com colaboração de Luís Adolfo Barbosa.
Edição: Fernanda Peregrino

Relacionadas
Podcast

O poder das mulheres nas empresas familiares

No terceiro episódio do Mulheres que Constroem o Varejo 2023, você confere a conversa com Michelle Ribeiro sobre o papel inovador das mulheres nas empresas familiares e os desafios de gerir o empreendimento em conjunto com o marido.
Podcast

Como empreeendedoras podem fazer o negócio acontecer

Verônica Bersani é a convidada do episódio #73 do Varejo S.A. Podcast e fala sobre o perfil da empresária de sucesso, inovação nos negócios e como empreender no campo das terapias holísticas.
Podcast

Empreendedoras que fazem a diferença

A primeira entrevistada no Mulheres que Constroem o Varejo 2023 é a Roberta Veras. Além de conhecer sua história, vai saber mais sobre franquias, gestão financeira e técnicas de vendas que melhoram o faturamento.