12 nov, 2025
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Como o e-commerce deve se preparar para a Black Friday?

Conheça estratégias que podem ajudar a aumentar as vendas

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Black Friday saiba como se proteger contra golpes online em compras

A Black Friday acontecerá no dia 28 de novembro deste ano e representa uma oportunidade para que o e-commerce aumente as vendas. De acordo com pesquisa da Globo Gente, 43% dos brasileiros planejam fazer compras nesta data, um aumento em relação aos 39% registrados no ano passado.

Mas para obter sucesso nesse período, é preciso realizar um planejamento cuidadoso. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) destaca que é importante que os lojistas revisem as métricas de vendas dos anos anteriores para identificar os produtos mais comprados e estudem as tendências de consumo deste ano. Dessa forma, é possível entender o interesse dos potenciais clientes.

Para chamar a atenção do consumidor, também é preciso possibilitar bons descontos. Segundo a pesquisa, 81% dos consumidores só compram na Black Friday se os preços realmente forem mais baixos. Para seis em cada dez entrevistados, descontos de até 50% já são considerados satisfatórios.

O Sebrae explica que uma forma de garantir lucro durante o evento é negociar parcerias com fornecedores, mas alerta que oferecer promoções indiscriminadas pode comprometer a saúde financeira da empresa. Por isso, é necessário ter um bom controle de custos e escolher cuidadosamente os produtos que serão anunciados com descontos

O estudo da Globo Gente também revela que 84% dos consumidores fariam uma compra não planejada na Black Friday. Entre os principais fatores de decisão estão os descontos acima de 50%, mencionado por 55% dos entrevistados, o frete grátis (47%) e a entrega rápida (20%). Além disso, 20% dos consumidores afirmam que um pagamento flexível e facilitado é um incentivo para a compra.

Em contrapartida, a Serasa reforça que uma das principais razões para o abandono de carrinhos no e-commerce é não oferecer diferentes formas de pagamento online. Pensando nisso, a instituição reforça que, durante a Black Friday, é indispensável facilitar ao máximo a vida dos clientes para aumentar as chances de concretizar uma venda.

A diretora de Payments e Banking da Vindi, Monisi Costa, avalia que é comum os vendedores esquecerem esse fator. “Muitos lojistas focam 100% na estratégia de precificação, o que é fundamental, mas esquecem que a venda só se concretiza no checkout”, relata. “O consumidor de hoje espera pagar com Pix, carteiras digitais ou parcelar no cartão. Se a opção que ele quer não estiver lá, a melhor oferta do mundo não vai salvar a venda.”

Checkout deve ser facilitado e prezar pela segurança

Durante a finalização da compra, além de pensar no serviço financeiro que irá flexibilizar o pagamento, também é importante investir em um processo simplificado. A Serasa recomenda que o checkout tenha o menor número possível de etapas e assegure a segurança do cliente, oferecendo certificados e selos de confiança atualizados para que o consumidor saiba que as suas informações estão protegidas.

“O essencial para a Black Friday é garantir uma ferramenta de pagamentos robusta. Isso significa também ter estabilidade para lidar com o pico de acessos e segurança para proteger os dados do cliente”, diz Monisi.

Segundo ela, o verdadeiro diferencial está na inteligência da operação financeira: o consumidor moderno não quer apenas o desconto, ele exige uma experiência de compra sem atritos, segura e flexível.

“É aqui que um processo de cobrança inteligente se destaca: ele permite garantir a máxima aprovação com um antifraude que protege o lojista sem penalizar o bom consumidor durante o pico de vendas, além de oferecer opções de parcelamento que caibam no bolso do cliente. É essa fluidez e segurança que fidelizam para o ano seguinte”, acrescenta.

Atendimento de qualidade e estratégias de marketing devem estar no planejamento

De acordo com o Sebrae, oferecer um atendimento de qualidade é essencial para qualquer período do ano, mas, durante a Black Friday, a atenção precisa ser redobrada. Com o crescimento das compras, é comum que aumentem as dúvidas sobre preços, prazos e produtos, e a equipe deve estar preparada para dar uma resposta rápida e gentil ao consumidor.

Para isso, pode ser necessário avaliar o tamanho da equipe e, se necessário, investir em capacitação. “E não esqueça de sempre demonstrar gratidão aos seus clientes, seja por meio de mensagens personalizadas de agradecimento, brindes especiais ou códigos de desconto exclusivos para compras futuras”, orienta o Serviço.

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) também recomenda oferecer um suporte omnichannel, que integra diferentes canais de comunicação, como loja física, e-commerce e redes sociais, colocando o cliente no centro da operação.

Além disso, é preciso investir em marketing. Segundo a confederação, uma boa estratégia é o Black November, que consiste em distribuir as promoções ao longo de todo o mês de novembro. Com essa abordagem, os lojistas podem criar ondas progressivas de descontos, evitando o congestionamento de vendas no dia 28, além de gerar engajamento e manter o interesse dos consumidores ao longo do mês.

A Serasa aconselha, ainda, a criação de anúncios segmentados nas redes sociais, utilizando as ferramentas de segmentação do Facebook, Instagram e TikTok, para garantir que as ofertas cheguem a públicos realmente interessados. O uso de hashtags também pode ser um diferencial para facilitar a localização das promoções.

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