Empreendedorismo Jovem

Conjuve lança 2ª edição do programa Juventude Empreendedora

A capacitação gratuita, destinada à jovens de 17 a 29 anos de todo o Brasil, busca promover a geração de emprego e renda em tempos de pandemia

O Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), em parceria com a Besouro Agência de Fomento Social e com o Fórum da Juventude da CPLP realiza, entre os dias 24 e 28 de maio, a 2ª edição do programa Juventude Empreendedora, que tem o objetivo de capacitar jovens entre 17 e 29 anos para se tornarem empreendedores. Adaptado para o formato online – em função da pandemia do Coronavírus –, o programa gratuito está com as inscrições abertas no site www.juventudeempreendedora.com.

O coordenador da CDL Jovem Nacional, Raphael Paganini, destaca a importância de ações de qualificação para o empreendedorismo jovem. “Em um momento de recuperação econômica em virtude dos reflexos do período de pandemia, o programa Juventude Empreendedora surge com uma excelente oportunidade para que o jovem possa se capacitar gratuitamente e empreender através do seu próprio negócio com mais qualidade e perspectiva de sucesso, motivo pelo qual a CDL Jovem é um dos apoiadores do projeto”.

O programa Juventude Empreendedora já impactou mais de 10 mil pessoas em mais de 1.000 cidades de todos os Estados e no Distrito Federal. “Queremos oferecer oportunidades concretas para a geração de emprego e renda entre jovens nestes tempos de pandemia”, afirma o presidente do Conjuve, Marcus Barão.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada pelo IBGE, apontam que a taxa de desemprego entre jovens ficou em 29,8% ao fim de 2020, mais que o dobro da taxa média entre a população geral. O que representa um aumento de 6 pontos percentuais em relação a 2019. É a maior taxa anual da série histórica, iniciada em 2012. Esse contexto tem forte influência no processo de desenvolvimento da população jovem no Brasil, com impacto significativo na segurança alimentar, na evasão escolar e na vulnerabilidade juvenil aos efeitos da pandemia.

As aulas ocorrerão no período noturno, das 18h às 22h, e o conteúdo da capacitação será dividido em 11 etapas, abordando finanças; comunicação online e offline; gestão de pessoas; redes de relacionamentos; marketing e vendas. “A metodologia foi aplicada em diversos países e em todas regiões do Brasil, de maneira bem-sucedida. Ela extremamente prática e voltada para a geração de renda imediata. É uma oportunidade e esperança para jovens em tempos difíceis”, completa o presidente do Conjuve.

CDL Jovem
O Conselho reúne algumas das principais organizações da sociedade civil e lideranças juvenis do país, além de representantes do Poder Público. A Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), órgão complementar do Sistema CNDL, tem cadeira no Conjuve no biênio 2020-2021, e apoia o grupo na formulação de propostas voltadas para as políticas públicas de juventude, o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens e a promoção do intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais.

Com informações da Conjuve.

Compartilhe:
Relacionadas
Empreendedorismo Jovem

DLI 2022 leva conscientização e desconto para brasileiros

Ações e descontos foram dados, simultaneamente, em mais de 1200 cidades, com mais de 40 mil estabelecimentos comerciais participando do DLI 2022. Compartilhe:
Empreendedorismo Jovem

A conscientização tributária para o crescimento empresarial e o acesso a serviços públicos eficientes

Mais do que analisar os cinco meses os quais os brasileiros pagam tributos aos governos, independente da esfera, seja ela municipal, estadual ou federal, o ponto a ser analisado é a destinação dada aos valores arrecadados. Diante disto, é de tamanha importância a conscientização tributária pela sociedade. Compartilhe:
Empreendedorismo Jovem

DLI 2022 ocorre amanhã, dia 2/6, em todo Brasil

Mais de 40 mil lojas participam da 16ª edição do Dia Livre de Impostos, que promove conscientização sobre o peso tributário e descontos para a população Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.