Consumidor é parte importante da distribuição e criação de conteúdo
Insights sobre tendência dos consumidores foram apresentados durante o BConnected, evento de gestão de franquias e negócios.
O consumidor muda seus hábitos constantemente e o que acontece ao seu redor é também uma influência para que a maneira de consumir caminhe para um ou outro lado. O uso massivo do smartphone, por exemplo, impactou profundamente o consumo. Os consumidores são, hoje, protagonistas na criação e distribuição de conteúdo.
Essa e outras tendências surgem em pesquisa recente feita pela Kantar Ibope Media e que foi apresentada e debatida na 12º edição do BConnected, feira de gestão de franquias e negócios promovida pelo Grupo Bittencourt, da Gouvêa Ecosystem, nesta semana.
Pesquisa da própria Kantar indicou que em 2014 o smartphone se transformou no principal device usado para acessar a internet. “Quase tudo que nós fazemos hoje acontece através de uma tela. E, se nós fazemos isso, o consumidor também faz”, destacou Melissa Vogel, CEO da Kantar Ibope Media.
A executiva chamou a atenção para um novo aparelho que tem figurado nos rankings de acesso à internet, as smart TVs. Ela explicou que esse modelo de televisor assumiu o papel de centro de conexão e entretenimento nas casas, e esse fator abre diversas portas.
Consumidor e conteúdo
Segundo a CEO da Kantar, o consumidor também está passando por transformações diante da potencialização de mídias e redes sociais. “As pessoas acabaram virando protagonistas na criação e distribuição de conteúdo. Em 2011, 34% das pessoas com acesso à internet postavam nas redes sociais; em 2022, são 65%. Ganhamos o indivíduo como grande influenciador”, completou.
O caso da estreia da 4º temporada da série Stranger Things é um dos exemplos recentes de como o conteúdo produzido influencia a vida do consumidor. Diversas empresas entraram na onda da produção audiovisual e desenvolveram maneiras de se relacionar com o conteúdo e o público.
Melissa ainda cita que, cada vez mais, os clientes querem estar próximos das marcas e viver experiências. Ela ainda mencionou o “momento X”, que é quando os mundos físico e digital se juntam e as marcas buscam o consumidor fisicamente. “O físico não se separa mais do digital”, reforçou.
Em seguida, Melissa trouxe para o debate a consolidação de serviços digitais. De acordo com estudos da Kantar, 74% dos entrevistados realizam algum tipo de compra pela internet. Quando o assunto é transação financeira, esse número atinge a casa dos 87%. Os dados da pesquisa foram baseados em pessoas conectadas com acesso à internet.
Por fim, Melissa também abordou a questão da sustentabilidade e como o tema se tornou latente para os consumidores. Segundo outra pesquisa da Kantar, 57% dos entrevistados disseram que, ao comprar produtos sustentáveis, elas se identificam com o item. “No Brasil, 89% dizem que esperam que as empresas ajudem os consumidores a serem mais responsáveis com o meio ambiente”, finalizou a executiva.
Fonte: Mercado&Consumo