Com o tema Future-se, o evento trouxe para Natal os maiores especialistas de economia, sustentabilidade, transformação digital, vendas, inovação, cenário econômico e sucessão familiar
Por Luciana Tito
Foi realizada na quinta-feira (7), no Teatro Riachuelo, a XX Convenção do Comércio e Serviço do Rio Grande do Norte, o Future-se, evento corporativo mais esperado pela classe empreendedora, gestores do setor de comércio, indústria, turismo, agronegócio e serviços.
Uma imersão de 12h de conteúdo antecipando as principais tendências mundiais para o setor de comércio e serviços e uma oportunidade de aprendizado, network e negócios. Empresários de todo Rio Grande do Norte participaram do evento, com caravanas vindas de diversas cidades do interior do estado.
A abertura do evento contou com a presença de José Lucena Neto, presidente da CDL Natal, Afrânio Miranda, presidente da FCDL/RN, Saulo Medeiros, presidente da CDL Jovem Natal, e Roque Pellizzaro Junior, presidente do SPC Brasil.
Saulo Medeiros iniciou os pronunciamentos destacando a importância do evento para os empreendedores, e o poder das conexões. “Vir para Convenção da CDL, o Future-se, foi a melhor escolha que vocês fizeram. Aqui vocês conhecerão o que o mercado tem feito de melhor para se adaptar ao novo mundo e continuar crescendo. Panorama econômico, investimentos, inovação, vendas, sucessão familiar são alguns dos temas que vocês escutarão aqui hoje. Muita gente boa e muito conteúdo bom. Por isso, repito! Que bom que vocês vieram!!! Afinal, se não formos nós para nos preocuparmos com nossos negócios, quem será?? Só nós podemos gerar o crescimento. Só nós podemos melhorar o ecossistema empreendedor e fazer a economia girar. Só nós!!”, afirmou o presidente da CDL Jovem Natal.
Com o teatro lotado, José Lucena falou de propósito. “O comércio mudou, a forma de vender também, isso é fato. O varejista precisa acompanhar as mudanças. Vivemos em constante evolução, e para nos mantermos competitivos no mercado precisamos estar atentos. No Brasil, o setor de comércio e serviços, juntos, representam 73% do Produto Interno Bruto e é responsável por cerca de 27 milhões de empregos e 80% das empresas ativas no país. Os números revelam que somos grandes, robustos. Então, que sejamos ousados, e inovadores na mesma medida em nossos negócios”, disse o presidente da CDL Natal.

O presidente da FCDL/RN, Afrânio Miranda, falou do orgulho de fazer parte do movimento lojista e falou da importância da capacitação. “A capacitação do comércio é um dos pilares da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte que atua em 35 municípios através das CDLs do Estado. O fomento ao empreendedorismo, ao fortalecimento do comércio e aquecimento da economia só é possível com informação e capacitação. Somos todos protagonistas das nossas histórias e empresas. As tomadas de decisões não podem ser feitas no escuro, precisamos de dados, cenários e conhecimento”, falou.
“Estamos vendo no planeta um redesenho no processo de globalização, todas as mazelas que estamos vendo são decorrência da pandemia e foram agravadas pela guerra na Ucrânia, que quebrou cadeias de produção. Todos os governos e empresas estão se reposicionando porque viram que no caso de fechamento global, as cadeias globais, da forma como estavam montadas, não funcionam. Estamos vendo uma mudança na forma e no que as pessoas consomem, como as pessoas estão projetando seu futuro com mais qualidade de vida e na forma como se relacionam com a família. Mudanças trazem grandes oportunidades, por isso é tão importante participar de um evento como esse e se antecipar a essas mudanças”, disse Roque Pelizzaro Junior, presidente do SPC Brasil.
Tecnologia e inovação
Na grade de palestrantes do Future-se, um dos maiores difusores de conteúdo ligados a transformação digital e inovação Gil Giardelli, o especialista em vendas, Caio Carneiro, os economistas da XP Investimentos Caio Megale e Arthur Wichman, a mestre do marketing digital Martha Gabriel, e o responsável pela revolução do laboratório de tecnologia da Magalu, Ricardo Rocha, foram alguns dos palestrantes.
Com o tema “Futurismo”, a professora de Inteligência Artificial e uma das principais pensadoras digitais do Brasil, Martha Gabriel, falou que o mundo vive no metaverso desde o início da era digital. “Desde o início da era digital temos vivido gradativamente uma fusão entre os mundos físico e digital. Metaverso é uma evolução das camadas de experiência que o ser humano tem no planeta, não é só mundo virtual 3D, é toda a fusão on e off. Precisamos nos preparar para essa evolução do metaverso, que expandirá para todas as dimensões da nossa vida. No varejo, por exemplo, é natural que você queira comprar coisas, integrar seu avatar com skins e objetos. Se comprar uma bolsa no mundo físico, vou querer usá-la também no mundo virtual. Lá tem itens adicionais, então existe um mercado potencial. Qualquer empresa que conseguir produzir experiências digitais para esses ambientes adicionais que estão surgindo, as camadas 3D ou produtos e serviços que ajudem nessa experiência, têm oportunidade no metaverso”, falou.
Ricardo Rocha está à frente de uma das iniciativas mais inovadoras do Brasil: o laboratório de Tecnologia e Inovação do Magazine Luiza, e em sua palestra ele falou um pouco sobre como foi a aceleração da transformação digital que aconteceu na empresa durante o início da pandemia em março de 2020. “As crises tiram a gente da nossa zona de conforto e nos obrigam a mudança, adaptabilidade e inovação e sem dúvida alguma a crise que estamos passando, que começou em 2020, nos obrigou a isso. Durante a pandemia estávamos com 1.200 lojas fechadas e 30 mil vendedores em casa, então definimos critérios para sair da crise. A inovação veio com o comprometimento de todos os nossos colaboradores”, afirmou.
A XX Convenção do Comércio e Serviço do Rio Grande do Norte foi uma realização da Federação das Câmaras de Dirigente Lojistas do Rio Grande do Norte – FCDL/RN, Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal – CDL Natal e Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Natal – CDL Jovem Natal.
Fonte: CDL Natal