Durante momento de crise, a Rede de Negócios fortalece o associativismo e o comércio local em duas cidades capixabas
As cidades de Ecoporanga e Barra de São Francisco estão localizadas no interior do Espírito Santo. São vizinhas. Sabendo que, para vencer a crise, o importante é buscar parcerias, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) das duas cidades, gerida pelo executivo Ilton de Oliveira, desenvolveu o projeto Rede de Negócios, que busca manter e maximizar a manutenção e atração de novos associados por meio da integração entre a entidade, os empresários e a comunidade, com diferentes modalidades de captação. O incentivo e o trabalho em rede são o segredo para o sucesso.
Sócio ganha sócio: o associado e empresário que indica uma empresa para se associar à CDL ganha uma mensalidade grátis para cada indicação.
Comunidade ganha sócio: o cidadão que traz um novo associado à CDL ganha o valor da primeira mensalidade de cada sócio indicado, mediante sua adesão.
Incentivo aos analistas de crédito: a CDL faz uma campanha anual que oferece um prêmio de R$ 500,00 para o analista de crédito da loja com melhor índice de consulta e inclusão. O critério de avaliação é o aumento proporcional do ano atual comparado ao ano anterior.
Colaboradores são incentivados: além disso, a CDL paga comissão gradativa para seus colaboradores, de acordo com o número de adesão de novos sócios. O valor pode chegar a 100% do valor da primeira mensalidade.
A divulgação e a aplicação do projeto Rede de Negócios têm gerado inúmeros benefícios à entidade, que, além de aumentar as consultas e registros, tem fortalecido e divulgado sua marca na cidade.
Para fidelizar seu associado, a CDL criou um cardápio com dezenas de convênios, campanhas promocionais, cursos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e outros parceiros, aumentando, assim, os serviços oferecidos. Esse trabalho de “manutenção” diminuiu o número de cancelamentos de filiação, ato muito comum quando os varejistas encontram-se em crise e decidem cortar gastos.