Sem Categoria

Empresários investem em cursos de capacitação para aperfeiçoar seus negócios

Sem Categoria

Empresários investem em cursos de capacitação para aperfeiçoar seus negócios

Ricardo Tavares tentou duas vezes a engenharia. Primeiro, cursou a Mecânica. Depois, tentou a de Produção. Em nenhum dos dois cursos foi até o fim. Percebeu que não era isso que queria para a vida. Então, com o DNA lojista correndo pelas veias, se juntou à sua esposa Walfânia e, literalmente, colocou a mão na massa. Pegou os principais pontos da experiência que ganhou após trabalhar no ramo da confecção e abriu uma confeitaria em Fortaleza que se tornou uma das mais disputadas da cidade, a Cacau 2 You. Apesar do sucesso, sentiu a necessidade de entender mais sobre gestão.

“Descobri o curso de Gestão Comercial da Faculdade CDL Fortaleza e decidi me aprofundar nos estudos. Aprendi a mexer com gestão e com ferramentas de administração. Foi um giro de 360 graus. Agora sei analisar o meu negócio”, destaca
Tavares. Com o resultado alcançado por Ricardo, Walfânia se animou e virou aluna também.

“Começamos a confeitaria em casa e depois fomos para uma loja física, onde contamos com o apoio de quatro profissionais. Por mês, fazemos, em média, 28 bolos para casamentos e eventos. Tenho certeza que o curso tem trazido bons ensinamentos para o nosso dia a dia”, comemora Wal.

[blockquote author=”” link=”” target=”_blank”]Aprendi a mexer com gestão e com ferramentas de administração. Agora sei analisar o meu negócio.[/blockquote]

Até pouco tempo, uma Faculdade da Câmara de Dirigentes Lojistas parecia improvável. Mas, entendendo que o desenvolvimento só vem com educação, Honório Pinheiro, presidente da CNDL, teve a ideia, quando estava à frente da CDL Fortaleza, de unir uma academia à prática do comércio.

[sc name=”img-post-app” caminho=”http://revistavarejosa.com.br/wp-content/uploads/2016/08/1-camara-mapa.png” alt=”Ministro da Fazenda” ]

A inspiração para criar o projeto veio do ídolo e empresário Édson Queiroz, que, antes de falecer em um acidente aéreo, em 1982, controlava 24 empresas e 10.312 trabalhadores, entre eles 470 professores e 485 funcionários da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Esta foi onde Honório se formou e prometeu cumprir três objetivos: tirar notas acima de oito; devolver à sociedade o que aprendeu; e agir sempre com ética. “A Faculdade foi uma das formas que encontrei para repassar
meus ensinamentos e me aprimorar como cidadão”, afirma o Honório.

A instituição oferece cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial Logística e Marketing. “A Faculdade CDL, sem fins lucrativos, tem como principal objetivo a formação de recursos humanos com alto grau de qualificação técnica para o exercício de funções de liderança nos segmentos de comércio e serviços”, detalha Fernando Xavier, diretor da Faculdade.

Inaugurada em julho de 2008, tem hoje, aproximadamente, 1450 alunos matriculados nos cursos de graduação, pós-graduação e técnico.

Parece muito? É só o começo.

[sc name=”titulo-secao-app” cor=”#48A63E” titulo=”Orientação”]

No mesmo sentido, a capital catarinense conta hoje com um avançado Centro de Capacitação da CDL local. Inaugurado no ano de 2000, em parceria com o Sebrae, oferece cursos de capacitação, palestras instrutivas e de orientação em diversas áreas do conhecimento e cursos in company sobre a necessidade atual de otimização do tempo. “Tanto a faculdade CDL em Fortaleza como o Centro de Capacitação da nossa CDL servem como força motriz para que possamos melhorar nossas empresas e a sociedade como um todo”, reforça Marco dos Santos, presidente da CDL Florianópolis.
Muitos lojistas incrementam seu negócio oferecendo cursos aos funcionários. A recepcionista Tatiana Trajano, de 23 anos, aproveitou a oportunidade oferecida pela loja onde trabalha, do setor de estética, para realizar o curso “abordagens e fechamentos por telefone”. “Adorei a chance pelo simples motivo de adquirir conhecimento, algo que busco sempre”, comenta. “Aprendi a me relacionar melhor com o cliente, o que trouxe ganhos para a loja. Pretendo continuar estudando”, completa Tatiana.

Com mais de 100 professores e colaboradores, o Centro oferece cursos como atendimento e vendas; desenvolvimento de liderança; gerenciamento de equipes; cobrança; administração de pequenos negócios; inteligência emocional e estratégias de negociação.

“Dizer que teremos em breve uma Faculdade como em Fortaleza seria arriscado. Mas conversamos sobre essa possibilidade. É o norte que nos orienta”, conclui Marco dos Santos.

Compartilhe:
Relacionadas
Sem Categoria

Hoje é o Dia Internacional da Proteção de Dados

*Cristiane Manzueto e Rodrigo Leal Embora privacidade e proteção de dados estejam, atualmente, no centro das atenções por conta do avanço das… Compartilhe:
Sem Categoria

Hauly e José César discutem a Reforma Tributária

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) promoverá, nesta quarta-feira (2), às 16h, uma conversa entre o consultor tributário e economista, Luiz… Compartilhe:
Sem Categoria

Inova Varejo realiza live sobre fidelização de clientes

Projeto recebe Guilherme Vasconcelos, CEO da Cliente Fiel, startup que cria aplicativos de delivery com foco em fidelização de clientes Com o… Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.