Movimento Varejo

Encare os desafios e sempre busque ir além, ensina CMO da Ahgora

No quinto e último conteúdo da série “Dicas para ser uma empreendedora e uma líder de sucesso”, Tatiana Zacheo, CMO da Ahgora, fala sobre protagonismo, networking e qualificação como caminhos que levam ao sucesso

A coragem é uma das características essenciais para qualquer empreendedora, aponta Tatiana Zacheo, CMO da Ahgora. Para o negócio dar certo, “não (pode) ter medo de se apresentar para as pessoas, para o mercado, para as oportunidades, não ter medo do seu potencial”, destaca.

“Quando a gente realmente decide que vai encarar um desafio, a gente consegue ir muito além. Essa atitude, logo no começo da minha carreira, trouxe muito resultado”, conta a CMO, última líder de sucesso a compartilhar, aqui na Varejo S.A., suas vivências no mundo do empreendedorismo, trazendo dicas práticas de como mulheres podem se destacar em um ambiente tão competitivo e desafiador.

Tatiana Zacheo participou da série Dicas para ser uma empreendedora e uma líder de sucesso, na qual cinco empresárias reconhecidas no mercado apresentam dicas e ensinamentos sobre empreendedorismo e liderança. A série faz parte da campanha Mulheres que Constroem o Varejo, iniciativa da CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas em homenagem às mulheres brasileiras. O objetivo é compartilhar conhecimento e experiência para inspirar e nortear outras mulheres na jornada do empreendedorismo, criando um círculo virtuoso de autonomia feminina e geração de renda.

A Ahgora, HR Tech fundada em 2010, desenvolve tecnologias inovadoras para recursos humanos, com o objetivo de empoderar profissionais da área com tempo, ferramentas e dados em tempo real para torná-los mais estratégicos. Tudo isso para facilitar rotinas, reduzindo custos e simplificando a gestão do capital humano através de um ecossistema de aplicações que promovem transparência nas relações de trabalho.

Confira as dicas:

Foto: Divulgação/Ahgora

Tatiana Zacheo
CMO do Ecossistema Ahgora

1. Não tenha medo de se posicionar
A primeira atitude que significou o começo de uma grande carreira foi não ter medo de se apresentar para as pessoas, para o mercado, para as oportunidades, não ter medo do seu potencial. Muitas vezes a gente ainda não tem toda a experiência necessária, ou todos os cursos, ou toda a vivência, mas a gente passa segurança e se compromete a trazer os resultados, e eles vêm. Quando a gente realmente decide que vai encarar um desafio, a gente consegue ir muito além. Essa atitude, logo no começo da minha carreira, trouxe muito resultado.

2. Cerque-se de pessoas que te inspiram
Felizmente, na minha trajetória profissional, tive perto de mim pessoas que estavam vivendo aquela função que eu ia querer exercer no futuro. Como eu acredito no empreendedorismo, eu sempre gostei de ter à minha volta pessoas que também acreditam no empreendedorismo: fundadores de startups e pessoas que estão arriscando tudo pelo seu negócio, inclusive o meu marido também abriu uma startup. Então, se você quer um dia abrir um negócio, gerar emprego e lançar produto, tenha por perto empreendedores experientes e busque sua mentoria, recebendo feedbacks, críticas, conselhos etc. É importante cercar-se de pessoas que agregam valor na nossa trajetória.

3. Capacite-se constantemente
É importante estar sempre se atualizando, acompanhando cursos, tendências internacionais, blogs e pessoas que você admira no mercado internacional, para poder estar um passo à frente. Não dá para esperar vir um material traduzido para ter resultado, então é importante acessar conteúdos não só em português, mas também em outros idiomas.

4. Construa bons relacionamentos
Uma dica muito importante de carreira é construir boas relações. Um fornecedor hoje pode ser um parceiro comercial amanhã, o parceiro comercial pode se tornar sócio, o colaborador do time pode ser alguém que também empreende e te abre uma carteira de opções. Então, essa capacidade de se relacionar bem, mas sempre com um viés não de interesse e de conseguir algo em troca, mas de acreditar que o universo é muito sábio e quando a gente dá, a gente recebe. Então, ofereça o melhor que você tem! Assim como você um dia também recebeu mentoria, passe a dar mentorias, ajude colegas, parceiros e outras empresas. Mantenha uma boa rede de troca, amizade e relacionamento, porque isso impacta muito positivamente.

5. Amplie os horizontes
A última dica é a questão da leitura e das conexões de conhecimento. Muitas vezes um conhecimento de outro segmento e de outra área de mercado pode te dar insights e ajudar a empreender. Então, às vezes, você pode estar olhando algo que aconteceu no segmento da saúde, mas você consegue aplicar nas escolas, na educação. Busque entender o que está acontecendo, sobre comportamento humano, psicologia, autoconhecimento, equilíbrio emocional, engenharia, cultura de outros países etc. Quanto mais você ganha repertório, mais criativo você fica para criar conexões diferentes para o seu negócio e para a sua vida. O importante é não ficar preso ou limitado.

Compartilhe:
Relacionadas
Movimento Varejo

Como a locomoção dos brasileiros impacta o varejo?

Confira algumas ideias para incrementar a sua loja e aumentar as vendas, com base nos dados da Pesquisa de Mobilidade Urbana 2022, da CNDL e SPC Brasil. Compartilhe:
Movimento Varejo

Compras públicas já podem ser realizadas de forma 100% digital por aplicativo

Empreendedores de todo o país já têm na palma da mão acesso fácil e eficiente às compras públicas do governo federal. Isso porque o app Compras.gov.br permite que todo o processo de compra na modalidade dispensa de licitação seja realizado de forma 100% digital. Compartilhe:
Movimento Varejo

Abertura de pequenos negócios continua em alta no país

No mesmo período de 2019 e 2020 foram abertos, respectivamente, 762 mil e 843 mil pequenos negócios, respectivamente. Já em 2021, o resultado foi de pouco mais de 1 milhão de novos empreendimentos. Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.