Encontro do PP 4.0 em Lagoa Santa debate ações de RIG no varejo
O governador Romeu Zema participou do PP 4.0 em Lagoa Santa e defendeu que o setor de comércio e serviços deva ser mais cuidado pelos governantes com medidas como simplificação e desburocratização do Estado.
O governador Romeu Zema participou do encontro e defendeu que o setor de comércio e serviços deva ser mais cuidado pelos governantes com medidas como simplificação e desburocratização do Estado.
A cidade de Lagoa Santa (MG) recebeu nesta quinta-feira (21) uma ação do Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0), convênio firmado entre a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que une entidades e associados do Sistema CNDL para qualificar lideranças do varejo em ações de relacionamento governamental e institucional.
O evento reuniu mais de 130 pessoas na cidade mineira e mobilizou autoridades do Executivo e Legislativo do estado. O governador de Minas, Romeu Zema, fez questão de participou do PP 4.0 e ainda levou a secretária de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Kathleen Garcia.
“O setor de comércio e serviços é muito importante para o país. Ele gera milhões de empregos levando conveniência e bem-estar para a população. É por isso que os governantes devem lutar por medidas que simplifiquem a vida do empreendedor desse setor, que sempre enfrentou muitas dificuldades como a burocracia dos estados”, disse.
O presidente da CNDL e da União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços (Unecs), José César da Costa comemorou mais uma realização do PP 4.0 e destacou a importância desse tipo de atividade neste ano.
“O PP 4.0 é um esforço do nosso sistema para preparar nossas lideranças para influírem cada vez mais nas esferas dos poderes Legislativo e Executivo. Esse trabalho adquire mais importância em um ano eleitoral. Então, acho que a CNDL está cumprindo o seu dever junto aos milhares de varejistas de Minas Gerais, um estado tão importante para nossa entidade.
O diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, comemorou a evolução do PP 4.0, cujo apoio do Sebrae é fundamental para o sucesso do projeto.
“Ainda lembro quando a CNDL e o Sebrae se juntaram lá atrás para pensarem juntos o PP 4.0. Naquela época imaginamos muita coisa boa para o varejo, mas hoje, vendo esse evento em Lagoa Santa, qualificando as lideranças, preparando agendas prioritárias e formas de valorização dos empresários do setor, percebo que o projeto superou em nossas expectativas”, disse.
O vice-presidente da FCDL-MG, Fulvio Ferreira, estava representando o presidente da entidade, Frank Sinatra. Fulvio agradeceu a CNDL e destacou um ponto importante do programa. “Esse trabalho de levar para a ponta do sistema CNDL qualificação e competência, torna nossos presidentes melhores gestores e lideranças preparadas para atenderem as demandas dos seus associados”.
O evento
Realizado o no hotel Ramada, o PP 4.0 abordou temas como o cenário eleitoral, protagonismo das lideranças varejistas, ética e associativismo e seguiu alinhado com os preceitos da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (ABRIG), entidade parceira do Sistema CNDL.
O workshop “O relacionamento institucional da entidade como fator estratégico de representatividade e protagonista local”, foi ministrada pelo empresário, professor e especialista em RIG, Eduardo Fayet.
“As ações de RIG no meio empresarial são fundamentais para colocar as demandas de forma adequada e receber respostas adequadas. Aqui em Lagoa Santa abordamos as estratégias e os temas mais importantes para o varejo porque acreditamos a relação entre as entidades representativas do setor privado e o os setores do Estado é fundamental para mudar o ambiente de negócios no Brasil”, explicou.
Além de Fayet, o gerente de projetos da CNDL, Daniel Sakamoto, e a profissional de relações Institucionais e governamentais do SPC Brasil, Bianca Robles, falaram, respectivamente, do projeto Política Públicas 4.0 e da organização de RIG dentro da CNDL.