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Comunicação por SMS é estratégia eficaz para atingir público-alvo

 

Em outubro, a quantidade de smartphones alcançará o mesmo número de brasileiros: 208 milhões. A estimativa é de uma pesquisa apresentada pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo, que também revela que o número atual de smartphones (198 milhões) já é superior à quantidade de computadores (166 milhões). Se entrarem na conta os aparelhos celulares em geral, com e sem acesso à internet, o número chegará a 280 milhões, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações.

A predominância desse meio de comunicação exige que as empresas adotem estratégias para que possam se aproximar de seus clientes e uma forma que vem se mostrado muito eficiente no mercado é o Short Message Service (SMS) – nome dado para mensagens de texto curtas, com até 160 caracteres, para um dispositivo celular.

 

SMS tem mais chances de ser lido do que um e-mail

Esse tipo de serviço é capaz de fazer toda a diferença no relacionamento entre marcas e consumidores, pois é direto e simples, podendo ser aberto instantaneamente em qualquer aparelho (simples ou sofisticado), além de ser mais barato que outros tipos de mídia. Segundo um levantamento da Frost & Sullivan, o SMS tem 98% de abertura em comparação ao e-mail, que possui apenas 22%. Além disso, o tempo de leitura é rápido (cerca de até um minuto e meio). Pesquisa mundial da Nielsen com usuários de celulares de dez países mostra que 85% dos entrevistados brasileiros afirmam que o uso do SMS está entre as atividades mais executadas nos últimos 30 dias, contra 66% para o acesso ao e-mail.

As chances de um usuário não abrir um SMS são mínimas, porque, como ele está a maior parte do tempo conectado, a mensagem gera uma interrupção, aparecendo imediatamente na tela e despertando sua atenção. Assim, é uma estratégia muito eficiente para informações urgentes, como o atraso de um pagamento, por exemplo.

 

Qual mensagem você quer passar para seu cliente?

Mas não é somente para trazer mais assertividade na hora da cobrança que uma empresa pode contar com os serviços de SMS. Variados setores utilizam esse recurso para estabelecer um vínculo com o cliente e garantir sua preferência na decisão de compra, por meio de envio de promoções, descontos, conteúdos exclusivos, pesquisas de satisfação etc., que ajudam a converter leads.

Além de utilizá-lo para estratégias de venda, é possível contar com esse recurso para solucionar ações operacionais com baixo custo, como acompanhamento de entregas de compra, confirmações, atualizações cadastrais e muito mais.

 

SPC Message: portfólio completo

Seja qual for a mensagem que você precisa enviar para seu cliente, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) pode lhe ajudar, por meio do recém-lançado SPC Message, solução voltada para que empresas associadas possam estar ao alcance de seus clientes em qualquer lugar, pela tela do celular. Além de anunciar ofertas-relâmpago, campanhas, lançamentos, entre outros, é possível enviar SMS com código de barras, para facilitar a quitação de dívidas.

Entre outras funções, o SPC Message oferece serviço personalizado de pesquisa, sobre atendimento, potencial de mercado, produtos etc.

Para ter acesso a essa solução, é preciso se associar ao Sistema CNDL por meio de alguma entidade, como Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) ou demais representações locais. Para tanto, basta acessar o site do SPC Brasil: www.spcbrasil.org.br/associados/seja-um-associado.

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