Sem Categoria

Férias escolares: sem descanso para o seu negócio

Sem Categoria

Férias escolares: sem descanso para o seu negócio

jul_MovimentoVarejo_ferias5

Apesar de não ter nenhuma data comemorativa significativa para os negócios, o mês de julho é sinônimo de férias escolares. Trata-se de uma oportunidade para os varejistas pensarem em estratégias que agradem pais e filhos e uma chance de estimular diversos setores, como shoppings, hotéis e serviços voltados ao lazer e entretenimento infantil.

De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), a expectativa para este ano é que a procura por viagens no mês de julho diminua. José Geraldo da Rocha, vice-presidente da associação, afirma que, além do sentimento geral de instabilidade política e econômica, a recente greve dos caminhoneiros deixou as famílias com receio de fazer grandes investimentos. Ele conta ainda que hotéis-fazenda, excursões de colônia de férias e pousadas provavelmente sofrerão um estímulo positivo, pois os consumidores das grandes cidades devem procurar destinos rurais ou mais próximos geograficamente das metrópoles.

Esse cenário representa uma boa oportunidade para os lojistas, pois favorece a busca por opções de entretenimento locais e faz com que uma parcela maior da renda esteja disponível para esses gastos. Para aproveitar a oportunidade, shopping centers apostam em novas formas de entretenimento e lazer para atrair clientes, como exposições, atrações temáticas, liquidações e parcerias com cinemas, por exemplo.

O que fazer com as crianças?

O período de férias escolares de julho também representa uma preocupação para os pais, principalmente os que trabalham fora, pois precisam buscar opções inovadoras para manter as crianças ocupadas. Nesse contexto, empresas que oferecem programações recreativas e esportivas voltadas para crianças se dão muito bem.

Natália Lopes, empresária e mãe de João e Felipe, conta que trabalha fora e busca empresas que ofereçam atividades interessantes para os filhos. Ela afirma que, quando precisa escolher uma empresa, prioriza atividades relacionadas à música, artes e tecnologia, mas que o mais importante é encontrar um serviço que faça seus filhos felizes: “Eu sempre converso com eles para saber sobre o que estão interessados em aprender e de quais brincadeiras mais gostam, para escolher uma opção que faça as férias deles valerem a pena”.

O Clube de Ideias, espaço de educação criativa, oferece uma colônia de férias superbacana durante o período das férias escolares de julho. A programação divide-se em três pilares: robótica educacional, fazendo filmes e laboratório. Durante as quatro semanas de colônia de férias, as crianças são estimuladas a desenvolver o pensamento científico com projetos mecatrônicos, que integram eletrônica e informática de maneira divertida, experimental e prática, assim como têm autonomia para desenvolver ideias e construir coisas novas usando materiais recicláveis e relacionados à eletrônica. Além disso, elas aprendem sobre cinema, fotografia e como utilizar as possibilidades do YouTube e do Instagram como ferramentas auxiliares ao aprendizado e ao desenvolvimento da criatividade.

Matheus, um dos sócios do Clube de Ideias, conta que a colônia de férias é uma boa opção para os pais, que muitas vezes não têm como acompanhar os filhos nesse período, e as crianças, que têm a oportunidade de realizar atividades diferentes, além de ser muito estratégica para os negócios. Matheus explica que atualmente as crianças possuem uma agenda intensa de atividades e não têm tempo para atividades extracurriculares. Então, o período de férias é ideal para o seu negócio. “Além disso, nesse período nós recebemos muitos clientes que vêm participar apenas da colônia de férias e acabam gostando muito do programa e se matriculando em cursos durante o ano todo”.

Sendo assim, o período de férias escolares pode ser bastante proveitoso para varejistas ligados aos setores de lazer e entretenimento, principalmente aqueles que atraem o público infantil. É importante conhecer bem seu público-alvo, para identificar a melhor estratégia para a época. O importante é ficar atento e não deixar a oportunidade passar!

 

Compartilhe:
Relacionadas
Sem Categoria

Hoje é o Dia Internacional da Proteção de Dados

*Cristiane Manzueto e Rodrigo Leal Embora privacidade e proteção de dados estejam, atualmente, no centro das atenções por conta do avanço das… Compartilhe:
Sem Categoria

Hauly e José César discutem a Reforma Tributária

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) promoverá, nesta quarta-feira (2), às 16h, uma conversa entre o consultor tributário e economista, Luiz… Compartilhe:
Sem Categoria

Inova Varejo realiza live sobre fidelização de clientes

Projeto recebe Guilherme Vasconcelos, CEO da Cliente Fiel, startup que cria aplicativos de delivery com foco em fidelização de clientes Com o… Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.