Movimento Varejo

Gastos com delivery aumentam em 187% no Brasil

A Mobills, startup de gestão de finanças pessoais, analisou dados de mais de 46 mil usuários do aplicativo Mobills entre os meses de janeiro e dezembro de 2020, e constatou que os gastos com os principais aplicativos de entregas focados no delivery de comida (Rappi, Ifood e Uber Eats) cresceram 149%.

A partir do levantamento é possível notar que o mês de dezembro foi considerado o mês com mais despesas com delivery em 2020. Além disso, comparado ao mês de março, início da pandemia e de maior queda nas despesas por aplicativo no Brasil, o aumento foi de 187%. Para o CEO da Mobills, Carlos Terceiro, a queda no mês de março está relacionada com o medo das pessoas diante da incerteza da pandemia e já o mês de dezembro representa uma volta à normalidade, mesmo com o alto índice de casos de Covid no Brasil.

Falando especificamente sobre os aplicativos de delivery, o Ifood foi o que apresentou maior aumento de despesas. Comparando janeiro a dezembro, o app teve crescimento de 172%. Já o Rappi e o UberEats tiveram aumento de 121% e 37%, respectivamente.

Valor gasto por transação de janeiro a dezembro
O estudo dos dados também analisou a evolução no ticket médio dos pedidos realizados em cada um dos aplicativos.

A Rappi, que além do delivery alimentício oferece entrega de supermercado, farmácia e compras em geral, se destacou sendo o aplicativo que teve maior aumento no ticket médio. Em janeiro, o valor médio das transações era R$ 50,51, já em setembro – mês com maior valor de despesa médio por transação – o ticket médio do aplicativo passou a ser R$ 103,96, aumentando 105%. A média de gastos entre janeiro e dezembro de 2020 foi de 61%. “Analisamos que essa alta se deve ao aumento de pedidos não apenas de restaurantes, mas também de outros itens de necessidade básica que são entregues pela plataforma”, explica Terceiro.

O Ifood manteve o ticket médio estável até março, quando começou a apresentar crescimento. Em janeiro e março, os gastos em média eram de R$ 35,00, em junho, o valor cresceu para R$ 43,36 que sofreu pequena variação até dezembro de 2020, representando 22% de aumento em comparação a janeiro. O Uber Eats apresentou um crescimento de 11,45% em dezembro, com relação a março; e apenas 3,25% quando comparado ao mês de janeiro.

Relacionadas
Movimento Varejo

Saiba como usar as avaliações dos consumidores na internet para vender mais

Empresária teve aumento no faturamento após ganhar cinco estrelas nas avaliações dos clientes.
Movimento Varejo

O que as empresas de varejo no Brasil ainda podem aprender com os EUA

Por mais que haja grandes diferenças entre mercados, há duas lições fundamentais que o varejo brasileiro deve aprender com os EUA
Movimento Varejo

Logística reversa: oportunidade ou custo?

A logística reversa pode ser um diferencial competitivo para o varejo, agregando valor à marca através de uma boa experiência de compra, fidelizando clientes e mantendo os custos controlados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.