Sem Categoria

Identificar se há restrição no CPF não é o suficiente para uma boa análise de crédito

Sem Categoria

Identificar se há restrição no CPF não é o suficiente para uma boa análise de crédito

SPC Brasil ajuda empresários e lojistas a flexibilizar políticas de crédito, fazer uma boa avaliação do cliente e aumentar vendas

 

Apesar da ligeira melhora da conjuntura econômica no primeiro trimestre de 2018, os brasileiros ainda sofrem os reflexos da crise dos últimos anos que levou a população a enfrentar dificuldades como desemprego e redução de renda. Com problemas para honrar o pagamento de contas e dívidas assumidas, o número de consumidores inadimplentes chegou a 62,1 milhões de negativados em todo o Brasil, De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o número representa 40% da população adulta brasileira.

Com o CPF negativado, o acesso ao crédito muitas vezes é restrito, já que a nota do score diminui – reflexo das dívidas registradas nos serviços de proteção ao crédito. Ainda assim, o desejo dos brasileiros de realizar novas compras não desaparece.

Pelo lado do empresário, como conceder crédito a consumidores que estão negativados e podem ser mau pagadores? Afinal, se a pessoa tem dívidas registradas não-pagas, a possibilidade de contrair outras é alta, não? Nem sempre.

Entre os inadimplentes, cada caso é um caso e os consumidores precisam de um voto de confiança. Há diferenças entre quem possui uma dívida ocasional e quem é recorrente na falta de pagamento. Há diferenças também entre um consumidor que está devendo R$ 50 e um que está devendo valores altos.

A ferramenta mais útil para todos os empresários é uma velha conhecida: a análise de crédito. Porém, ela deve ser completa – identificar se há restrição no CPF ou CNPJ, muitas vezes pode não ser o suficiente para concluir a análise de concessão de crédito.

Com o alto número de inadimplentes no Brasil, flexibilizar a política de crédito pode ser positivo para melhor avaliar o cliente e então aumentar as vendas. Essa análise mais individual e específica ajudará os empresários a conhecer mais sobre o comportamento financeiro do consumidor e identificar oportunidades de concessão de crédito de acordo com cada perfil.

 

Nem todo consumidor com restrição no CPF é um mau pagador

Para vender a prazo numa época em que mais de 60 milhões de brasileiros estão negativados, é necessário que empresários reavaliem e flexibilizem sua política de crédito. Assim, para oferecer oportunidades a inadimplentes de forma mais segura, existem no mercado ferramentas que auxiliam o empresário a realmente conhecer seu consumidor e ajudar na identificação daqueles que têm maior probabilidade de pagar contas atrasadas, ainda que já possuam alguma restrição ou pendência.

Pensando nesse momento da economia, o SPC Brasil disponibiliza nas consultas de CPF o Collection Score Plus, uma nova opção para complementar a análise de crédito, apresentando em nota a possibilidade do cliente pagar a dívida em atraso. A pontuação varia entre 1 e 1.000 e quanto mais perto de 1.000, maior é a chance de pagar. Dessa forma, o lojista vai além da identificação de restrições ao CPF e fica sabendo mais sobre seu cliente.

Há ainda outras informações complementares e opcionais disponibilizadas nas consultas, como estimativa de renda do cliente e o grau de comprometimento com gastos básicos, como consumo de água e luz.

Para ter acesso ao Collection Score Plus e a outras soluções disponíveis, é preciso se associar ao Sistema CNDL por meio de alguma Entidade, como CDLs (Câmara de Dirigentes Lojistas) ou demais representações locais. Para se associar, basta acessar o site do SPC Brasil: www.spcbrasil.org.br/associados/seja-um-associado

 

Compartilhe:
Relacionadas
Sem Categoria

Hoje é o Dia Internacional da Proteção de Dados

*Cristiane Manzueto e Rodrigo Leal Embora privacidade e proteção de dados estejam, atualmente, no centro das atenções por conta do avanço das… Compartilhe:
Sem Categoria

Hauly e José César discutem a Reforma Tributária

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) promoverá, nesta quarta-feira (2), às 16h, uma conversa entre o consultor tributário e economista, Luiz… Compartilhe:
Sem Categoria

Inova Varejo realiza live sobre fidelização de clientes

Projeto recebe Guilherme Vasconcelos, CEO da Cliente Fiel, startup que cria aplicativos de delivery com foco em fidelização de clientes Com o… Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.