Inteligência Artificial vai exigir humildade por parte dos executivos e gestores
Debate sobre a IA foi feito no primeiro dia de Web Summit Rio

“As organizações no Brasil estão acelerando seus investimentos em inteligência artificial (IA), mas ainda há muito a ser feito”. Essa opinião é do presidente da IBM Brasil, Marcelo Braga, que participou, nesta segunda-feira (16), de um painel no Web Summit Rio 2024, evento de tecnologia e inovação que deve reunir cerca de 40 mil pessoas até a próxima quinta-feira (18).
De acordo com o executivo, a IA exigirá muito esforço das empresas para se adaptarem ao que está por vir. “Além do conhecimento das ferramentas, é necessário que os executivos passem por um processo de letramento para entender como a IA poderá ser usada”, disse.
“A IA não é apenas sobre inovação, é sobre pensar todas as coisas de forma diferente; isso exige uma nova governança nas empresas”, explicou Braga, destacando a necessidade da criação de novas áreas nas corporações para lidar com a cultura de IA e a gestão de dados.
O CEO da IBM Brasil prevê que será necessário muito trabalho dos gestores, que terão de pensar em seus produtos e serviços e se dedicar a um modelo que garanta privacidade e segurança na gestão de dados. Apesar isso, ele ressalta que o país tem avançado bastante na questão, mas complementa com um alerta: “pelo menos 57% das empresas brasileira não sabem o que fazer quando o assunto é transferência e segurança de dados em um ambiente de I.A”.
Capacitação
A vice-presidente e diretora de impacto da IBM, Justina Nixon-Saintil, também esteve presente no Web Summit Rio e falou sobre a necessidade de massificar a ideia e as habilidades da IA. Segundo ela, é urgente que as pessoas se familiarizem com a tecnologia, não necessariamente com relação ao desenvolvimento e à alta tecnologia, mas sim com a utilização e o conceito das ferramentas de IA.
Justina Nixon-Saintil é responsável pela IBM SkillsBuild, uma plataforma de educação da IBM que já treinou milhões de pessoas em todo o mundo. De acordo com a executiva, as pessoas, assim como as empresas, precisam se adaptar ao que está por vir, e a IBM está empenhada em oferecer acesso a esse conhecimento.
“As pessoas devem receber conhecimento e procurar plataformas que as ensinem o mais rápido possível”, disse Justina, enfatizando a importância da inclusão urgente. Ela ressaltou que a capacitação em IA e habilidades digitais e tecnológicas deve alcançar aqueles que enfrentam desafios de empregabilidade devido às transformações do mercado de trabalho.
Além disso, Justina lembrou que o IBM SkillsBuild é uma plataforma gratuita, disponível em diversos idiomas, e que amplia o acesso ao conhecimento para pessoas de diferentes contextos.