20 jan, 2025
0 ° C

Machine learning e gestão de equipes: como a antecipação de imprevistos impulsiona as vendas

Até 2027, a Machine Learning criará 69 milhões de vagas de trabalho em todo o mundo

Shutterstock
Inteligência Artificial

A machine learning e a inteligência artificial chegaram para modificar a forma de trabalhar em todo o mundo. Estima-se que, até 2027, sejam criadas 69 milhões de vagas de trabalho nessas áreas, segundo o relatório Future of Jobs 2023 do World Economic Forum.

Entre outras utilizações, as ferramentas de machine learning têm sido aplicadas com relativo sucesso na geração de escalas por todo o mundo. A adequação do modelo ou modelos escolhidos para cada país está sempre relacionada às regras trabalhistas de cada região.

Para José Pedro Fernandes, vice-presidente da SISQUAL® WFM, líder global em software de workforce management, a geração de escalas é uma área impactante na força de trabalho e deve ser encarada com muita responsabilidade. “A necessidade e a dinâmica de trabalho são diferentes de acordo com a restrição ou o problema a ser resolvido em cada escala ou serviço. Por isso, esses projetos devem ser implementados e supervisionados por equipes experientes que garantirão a utilização de ferramentas confiáveis e de qualidade”, ressalta.

De acordo com Fernandes, para que se possa alimentar os modelos de machine learning com dados de qualidade, promovendo assim uma qualidade maior na escala gerada, é necessário garantir uma análise cuidadosa e ter um suporte digital das escalas que possa ser utilizado como aprendizagem para os algoritmos. “É exatamente nesse ponto que está a dificuldade de muitas empresas, pois não têm um registo de escalas consolidado com regras claramente identificadas e que permitam a criação de escalas que são possíveis de aplicar na prática e com benefícios financeiros e de qualidade de vida dos seus trabalhadores”, completa.

Com ferramentas adequadas é possível gerar os melhores horários possíveis, garantindo ao mesmo tempo o cumprimento das regras de compliance. Dessa forma, é possível oferecer mais autonomia aos gestores, organizar as equipes por competências, gerar agendasr de trabalho diário e ativar alarmes. “Essa ferramenta oferece também um sistema de comunicação integrada em uma única plataforma e modelos de previsão a curto prazo, permitindo utilizar planos de execução para cada área de negócio”, finaliza.

O que é Machine Learning?

Machine learning é o uso de algoritmos para organizar dados, reconhecer padrões e fazer com que computadores aprendam com esses modelos para gerar insights inteligentes sem a necessidade de pré-programação. De uma forma mais geral, é a área da ciência da computação que permite tornar a inteligência artificial real.

Os algoritmos de machine learning aprendem a partir dos dados inseridos em si. Assim, as máquinas são treinadas para aprender a executar diferentes tarefas de forma autônoma. Logo, ao serem expostas a novos dados, elas se adaptam a partir dos cálculos anteriores e os padrões se moldam para oferecer respostas confiáveis.