Movimento Varejo

Medalha de ouro para o comércio durante a Olimpíada

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Medalha de ouro para o comércio durante a Olimpíada

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 impactaram positivamente a economia da cidade, segundo balanço divulgado pela Prefeitura do Rio. O comércio na Zona Sul aumentou em 70% em comparação com o mês de agosto de anos anteriores. No Centro e na Zona Norte, as vendas aumentaram em 30%, com destaque para a região da Tijuca, cujo comércio aumentou em 45%. Na Zona Oeste, o crescimento das vendas foi de 20%. Durante os jogos, o Rio recebeu 1,17 milhão de turistas, sendo 410 mil deles estrangeiros, sobretudo, norte–americanos, argentinos e alemães. Cada estrangeiro gastou, em média, R$ 420,00 por dia. Entre os visitantes brasileiros, 43% eram de São Paulo, seguidos pelos gaúchos e mineiros. Cada um desembolsou cerca de R$ 300 diariamente. Além da elevada ocupação hoteleira da capital, as cidades do interior também chegaram a 95% dos leitos preenchidos. Especialistas apontam que os bons resultados olímpicos podem se estender para o longo prazo, ao fidelizar clientes locais e construir uma imagem positiva com turistas internacionais, visto que os grandes acontecimentos trazem um público variado e com alto potencial de compra, o que pode aumentar as vendas também para diversos segmentos nos pós eventos.

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Participação das MPE nas compras públicas cresceu 93% nos últimos três anos

Cada vez mais, donos de pequenos negócios têm se tornado fornecedores de bens e serviços para o governo, participando de compras públicas. Dados obtidos pelo Sebrae apontam que há uma tendência de maior participação das micro e pequenas empresas (MPE) nesse mercado. Entre 2018 e 2021, os valores homologados pelas MPE aumentaram 93%, passando de R$ 21.261 bilhões para R$ 41.005 bilhões. Nesse período, as compras públicas movimentaram o total de R$ 493.997 bilhões, sendo que 26,20% desse valor corresponde aos pequenos negócios, ou seja, R$ 129.429 bilhões.

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