Integra CNDL

Mídias sociais conectam Sistema CNDL

Integra CNDL

Mídias sociais conectam Sistema CNDL

Criar conteúdo e gerar engajamento dos associados é desafio de comunicação

Em uma Confederação com mais de 2 mil entidades afiliadas, comunicação precisa ser prioridade no plano de projetos estruturadores. Nos tempos atuais, quem não se comunica com rapidez, fica para trás. Por isso, são muitas as ferramentas utilizadas para alcançar e garantir o engajamento dos dirigentes lojistas de todo o país.

Uma das profissionais responsáveis por manter tudo isso atualizado e funcionando, com conteúdo fresquinho é a jovem Raquel Franco, de 23 anos. Formada em Jornalismo pela Universidade de Brasília, Raquel chegou há 6 meses na CNDL com a experiência de trabalhos anteriores em associações e na gestão da Facto, empresa júnior de comunicação da UnB. Embora o curso de jornalismo não tivesse foco em mídias sociais, a jovem procurou se especializar nessa área com cursos paralelos e eventos sobre o tema.

O que sempre chamou a atenção dela foi a proporção e o potencial de público que os canais da CNDL podem atingir. “Nosso principal desafio nas redes não é apenas gerar conteúdo institucional, mas buscar assuntos que interessem e gerem engajamento do público”, diz Raquel.  “O que me desafia é como chegar nessas pessoas e publicar coisas que elas realmente precisam e querem ler e compartilhar”, diz.

 

Canais de comunicação da CNDL com o seu público

SEGUIR  ≠  ENGAJAR-SE

Os seguidores são as pessoas que querem acompanhar e ver, na sua linha do tempo, informações a respeito da página que ‘curtiram’.

O engajamento pode ser uma curtida,  um comentário ou um compartilhamento. Quanto mais engajamento tem uma publicação ou post, maior é o sucesso  nas redes sociais. O engajamento amplia  o alcance da publicação.

O trabalho nas mídias sociais requer planejamento e gestão. A rotina da da equipe de mídia na CNDL envolve publicações diárias – mesmo no fim de semana – dois boletins eletrônicos semanais, reuniões com a equipe de gestão, interação com os temas em pauta no sistema CNDL e muita pesquisa.

A CNDL também utiliza o whatsapp, para a comunicação interna. “O objetivo é informar e comunicar-se diretamente com os diretores, tanto para disseminar informações importantes do dia a dia, como reuniões e notícias que consideramos relevante para esse público. A partir dali, eles repassam para os seus grupos. Mas, nesse caso, não temos controle do engajamento”, informa Raquel.

O engajamento determina o sucesso de um post

Multimídia.
Vídeos e fotos geram maior engajamento dos usuário

Presença.
Os seguidores esperam ver, na linha do tempo, conteúdos constantes.

Rápida resposta.
Os usuários esperam que a instituição interaja, responda seus posts

Engajamento.
Conteúdo deve ser acessível e despertar vontade de compartilhar

Informação certa no lugar certo.
Redes de transmissão no whatsapp têm que ser enviadas para usuários que concordam em receber informações.

Rapidez.
Vídeos devem ter duração de 1 minuto, até 2,5 minutos.

 

Para que serve cada mídia social

Facebook: Interação social, compartilhamento de momentos e situações. Possui mais de um bilhão de usuários em todo mundo.
Twitter: Microblog. Possui mais de 300 milhões de usuários. Destes, 25% publicam regularmente.
Youtube: Compartilhamento de vídeos. Mais de 4 bilhões de exibições por dia.
Instagram: Compartilhamento de fotos, pequenos vídeos e histórias. Possui mais de 500 milhões de usuários.

Compartilhe:
Relacionadas
Integra CNDL

Jaime Machado é o novo presidente da CDL-NH

A nova diretoria assumirá a Entidade a partir de 1º de janeiro de 2022. Compartilhe:
Integra CNDL

FCDL-MG é homenageada com Ordem do Mérito Legislativo

O reconhecimento foi feito pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em cerimônia realizada no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Compartilhe:
Integra CNDL

FEMIX Cultural surpreende pela qualidade dos palestrantes e artistas

Após quase dois anos sem grandes Eventos, a CDL Concórdia realizou, no último final de semana, a FEMIX Cultural. Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.