Natal: como transformar o cliente em um defensor da marca?
A valorização da experiência pelo cliente, desde o pré até o pós-compra, tem se intensificado. Em meio à agitação das festividades, o consumidor não apenas deseja uma experiência rápida, mas também eficaz.
Por Ary Vilhena Jr.
CEO da Smartspace by Digivox
À medida que nos aproximamos do Natal, não são apenas os lares que se preparam para receber as festividades natalinas, as empresas também ajustam suas estratégias para proporcionar experiências especiais aos seus clientes. Neste período, surge a oportunidade não apenas de atender, mas superar as expectativas dos clientes, estabelecendo conexões mais significativas e duradouras.
Com base nas projeções do mercado, o Natal de 2023 promete ser um período significativo para o comércio. Conforme a pesquisa “Expectativas da Temporada de Compras 2023” conduzida pela Meta e Offerwise, 87% dos consumidores planejam realizar suas compras de fim de ano apenas no período natalino. Essa tendência não só representa uma oportunidade para impulsionar as vendas, mas também para as empresas consolidarem a fidelidade de seus clientes, transformando-os em defensores da marca.
A valorização da experiência pelo cliente, desde o pré até o pós-compra, tem se intensificado. Em meio à agitação das festividades, o consumidor não apenas deseja uma experiência rápida, mas também eficaz. Essa busca por uma vivência satisfatória emerge como um fator crucial que influenciará sua preferência pela marca no futuro. Para as empresas, a compreensão e atenção a esses detalhes pode estabelecer bases sólidas para a fidelização do cliente.
Uma estratégia imprescindível para aprimorar a experiência do cliente é incorporar a tecnologia no seu negócio, especialmente a Inteligência Artificial Generativa. Para quem ainda não sabe, a IA tem a capacidade de oferecer uma compreensão profunda do comportamento e das preferências do cliente, possibilitando a personalização das interações. Como exemplo disso, por meio dela é possível a criação de campanhas customizadas, recomendações de presentes com base no histórico de compras, comportamentos e até interações online, simplificando a jornada de compra.
Outro fator crucial, especialmente durante o agitado período natalino, é o atendimento ao cliente. Para isso, a implementação da IA generativa em assistentes virtuais (chatbots, voicebots) e destaca-se como uma solução para oferecer suporte instantâneo, personalizado e eficiente. Desde o rastreamento de pedidos até o auxílio na escolha de presentes, a IA proporciona respostas rápidas e pertinentes, aprimorando significativamente a experiência do consumidor. E esse escopo pode ser expandido dependendo do nível de maturidade digital da empresa: ter um assistente virtual que utiliza IA agiliza a comunicação com o cliente em assuntos como consulta de estoque ou de preços, pesquisas de satisfação, atualização de dados e etc.
Quando empregada de maneira estratégica, a tecnologia não apenas aprimora a experiência do cliente, mas também cria oportunidades para nutrir uma base de clientes leais e engajados. Em meio a tantas opções no mercado, o diferencial será a valorização do cliente, levando-o a escolher aquela que proporciona a melhor experiência de compra. Se quem compra tem um atendimento positivo, a probabilidade dele eleger a marca em meio à multidão de opções aumenta, transformando-o em um defensor fiel, um advogado da marca.
Por fim, neste Natal, a integração da experiência com a inovação tecnológica pode ser a receita para aumentar a conversão e transformar os clientes em verdadeiros defensores da sua marca. E então, sua marca está pronta para esse novo momento?