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Os influenciadores digitais estão com tudo

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A internet tem atraído cada vez mais pessoas e uma audiência fiel. Não à toa, diante desse cenário, as empresas não estão mais gastando tanto para divulgar um produto ou uma campanha no pequeno e caro tempo de televisão. Estão preferindo investir na nova plataforma de comunicação: os canais dos influenciadores digitais. Youtubers, blogueiros, facebookers e instagramers estão se tornando os queridinhos das marcas.

Muitos ainda acreditam que o trabalho desenvolvido por esse grupo tem como objetivo apenas atingir um grande número de visualizações, ganhar seguidores e colecionar curtidas. Mas a atuação deles nesse imenso mundo cibernético é interagir e mostrar ao público o que eles mesmo consomem e aprovam. Dessa forma, criam uma forte relação entre empresa e consumidor.

Os influenciadores digitais já fazem parte, por exemplo, do dia a dia da empresa Unilever. Para divulgar a campanha Heróis Reais, da marca Dove Men+Care, ela investiu em parceiros com milhares de seguidores. “Acreditamos que as redes sociais possuem papel fundamental na comunicação com os consumidores. Em nossa mais recente campanha, a Heróis Reais, perguntamos aos parceiros Gustavo Kuerten, Marcelo Tas e Lázaro Ramos quem seriam os heróis deles. Em resposta, Tas fez o primeiro post, usando a hashtag com o nome da campanha, com uma homenagem ao seu filho transgênero. Na sequência, Lázaro Ramos falou sobre o amigo que o ensinou a importância da igualdade para todos. Depois, Guga homenageou o pai, seu maior incentivador”, explica Aline Okada, gerente de marketing da Dove Men+Care.

Os primeiros resultados animaram a empresa. “Sabemos que as redes sociais influenciam nossa estratégia de produtos e lançamentos. Estar nessas mídias é fundamental, pois elas fazem parte do dia a dia dos nossos consumidores. Estamos felizes com o engajamento do público com a campanha #HeróisReais”, completa.

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Uma comunidade de fãs é a coisa mais preciosa que um influenciador pode ter. Porém, é importante destacar que esse grupo não é formado apenas por famosos. Anônimos também conquistam espaço no mundo virtual. Em 2009, sem nenhuma pretensão, Tatiana Romano criou um blog para ter uma espécie de livro virtual de receitas. Nunca imaginou que se tornaria uma personalidade capaz de influenciar pessoas comuns. “Eu me vejo como uma cozinheira que partilha ideias no mundo virtual. Mas como faço meu trabalho com muita dedicação, acho que acabam depositando uma certa confiança em mim. Fico feliz com essa conquista e tento usar essa influência sempre com responsabilidade”, afirma a blogueira que já realizou parcerias com as marcas Carrefour e Coca-Cola.

Arquiteta de formação e blogueira por hobby, Fabiana Vilela nunca imaginou conquistar milhares de seguidores. No início, criou um perfil pessoal como a maioria, mas, pensando em conquistar mais clientes, decidiu selecionar melhor a forma como os projetos seriam postados. “Com o passar dos meses, as pessoas começaram a entender que não era somente selecionar os melhores projetos, mas também destacar algo mais interessante como a escolha das cores e materiais. Com isto, fomos ganhando cada vez mais fãs e atraindo parcerias com empresas como a Quaker Decor e a WG Estofados”, afirma a profissional.

Apaixonado por turismo, Rafael Carvalho começou com um blog relatando suas viagens. Quando as aventuras acabavam, ele parava de publicar, mas percebia que as pessoas, até mesmo as desconhecidas, continuavam acessando e pedindo dicas de lugares. Foi então que pensou: “é hora de passar a escrever para os outros e não apenas para amigos”.

Em 2012, se juntou ao colega de trabalho Adolfo Nomelini e colocou em prática a ideia. “Nós ficamos muito felizes em ajudar outras pessoas. Fazemos questão de responder cada uma das dúvidas que chegam. E hoje sentimos o peso dessa responsabilidade, pois além de dicas, mexemos com os sonhos dos leitores. Muita gente passa um ano todo esperando uma viagem dos sonhos. E cada vez que influenciamos um, sentimos essa responsabilidade na escolha do destino, do hotel, de um restaurante”, comemora Rafael.

Com o trabalho realizado, a dupla já se tornou parceira de redes como Accor Hotels e Wizard. “Normalmente, o que esses clientes buscam é publicidade. Muitas vezes também somos convidados a conhecer alguns destinos e escrever de forma espontânea sobre eles”, explica.

Blogueira de moda e beleza, Rayza Nicácio começou seu projeto com um vídeo gravado apenas para as amigas e hoje já é referência no mundo virtual. “A inserção nesse cenário foi natural. Quando eu parei de alisar o cabelo, as pessoas me perguntavam o que eu fazia para arrumar os cachos e eu resolvi mostrar no youtube. O resultado foi legal e eu continuei postando”, conta. Por conta do trabalho que vem desenvolvendo, Rayza já assinou contrato com algumas empresas, dentre elas a TRESemme que realizou a campanha Meu cabelo, minha história. “Eles confiam em mim e no que eu falo para as meninas”, completa.

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Entendendo que o trabalho desses profissionais tem se tornado cada vez mais importante, a agência de comunicação In Press Porter Novelli desenvolveu um programa de ativação de influenciadores digitais. A metodologia consiste em, a partir de briefing completo, realizar uma busca robótica na internet, seguida de análises humanas e aplicação de um algoritmo para definir qual influenciador irá trazer um resultado melhor para um determinado cliente.

“A nossa ideia, a partir desse projeto, é encontrar criadores de conteúdos que estejam alinhados com o objetivo do nosso cliente e, de fato, tragam resultados. Não adianta termos um monte de blogueiros divulgando um produto e não termos a conversão que realmente queremos alcançar. Então, com essa metodologia, a busca é bem aprofundada”, explica Janine Louven, diretora de mídias digitais da In Press.

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