[sc name=”img-post-app” caminho=”http://revistavarejosa.com.br/wp-content/uploads/2016/10/2-integra-foto_3.jpg” ]
A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) assinaram convênio técnico-financeiro voltado ao desenvolvimento do varejo no Brasil. Serão investidos cerca de R$ 3,5 milhões, valor destinado, principalmente, à organização de eventos com líderes e dirigentes lojistas e à criação de políticas públicas para o setor.
A parceria foi formalizada durante a 55ª Convenção Nacional do Comércio Lojista. De acordo com o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, 30% do valor do convênio foram aportados pela confederação e 70% pelo Sebrae. A aplicação dos recursos ficará a critério da CNDL, de acordo com as necessidades de cada estado que será beneficiado com a parceria das duas instituições.
“A confederação vai parceirizar com os estados, dentro de alguns programas que nós já temos, no sentido de dar uma musculatura maior às ações voltadas, sobretudo, às políticas públicas”, afirma. O convênio, cujo projeto foi discutido durante um ano até ficar pronto, deverá ser executado em até dois anos.
A expectativa é que, das 27 unidades federativas, mais da metade seja atendida com ações ligadas ao convênio. O presidente da CNDL informa que a escolha será feita por meio de critérios como o nível de organização do varejo de cada estado. “O Ceará, certamente, poderá ser beneficiado porque o setor é bem organizado. No Estado, estamos montando um laboratório para poder trabalhar com dados e fornecer essas informações aos empresários”, ressalta Pinheiro.