O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) apresenta “Toulouse-Lautrec em vermelho”, a maior exposição dedicada à obra do francês Henri de Toulouse-Lautrec (1864-1901) já realizada no Brasil. Em torno do tema da sexualidade, a mostra conta com 75 obras, entre pinturas, cartazes e gravuras, que estão entre as mais emblemáticas do artista.
Das 11 obras de Toulouse-Lautrec da coleção do MASP, a maior e mais importante em um museu da América Latina, nove estarão expostas; as demais serão empréstimos de alguns dos principais museus e coleções particulares do mundo, como Musée d’Orsay, de Paris; Tate, de Londres; The Art Institute of Chicago; National Gallery of Art, de Washington; Museo Thyssen-Bornemisza, de Madrid; e Rijksmuseum, de Amsterdã.
Toulouse-Lautrec foi um dos artistas centrais da Paris do fim do século XIX, ao capturar a efervescência noturna da capital que despertava para a modernidade, quando suas ruas foram iluminadas a gás e as mais diversas figuras passaram a se encontrar nos espaços públicos, entre burgueses, boêmios, prostitutas, dançarinos e artistas. Inteiramente concebida e organizada pelo MASP, Toulouse-Lautrec em vermelho traz cenas de apresentações em cabarés, danças em bares, bailes de máscaras, retratos de figuras da sociedade e do célebre bairro Montmartre, que lhe renderam a fama ainda em vida. A exposição traz também cenas interiores das maison closes, como eram chamados os bordéis da época, com suas trabalhadoras em momentos de descanso e intimidade, em seus afazeres cotidianos.
Serviço:
Toulouse-Lautrec em vermelho
Até 1º de outubro
Horários: terça a domingo: das 10h às 18h (bilheteria aberta até 17h30); quinta-feira: das 10h às 20h (bilheteria aberta até 19h30)
Ingressos: R$ 30,00 (entrada); R$ 15,00 (meia-entrada)
O MASP tem entrada gratuita às terças-feiras, durante o dia todo.