Sem Categoria

Perfil: Bruno Falci

ago_perfil_Bruno5

 

Natural de Belo Horizonte (MG), Bruno Falci é o penúltimo de uma família de dez irmãos. Graduado em Engenharia de Agrimensura, casado e com dois filhos, ele assumiu a presidência da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) em janeiro de 2011. Falci também é presidente do Conselho Deliberativo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e do Conselho Estadual do SPC de Minas Gerais e vice-presidente da Região Central da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG).

 

Aos 15 anos, começou a trabalhar na Casa Falci, empresa centenária do ramo de material de construção que foi fundada em 1908 pelo seu bisavô, o imigrante italiano Antônio Aleixo. Em 1993, após comprar as ações dos irmãos na empresa, assumiu sua direção. “Suceder meu pai e meus irmãos na empresa foi um grande desafio, mas uma das grandes conquistas da minha vida é conseguir, até hoje, mantê-la em pleno funcionamento. Afinal, são 110 anos de história”, diz.

 

Qual é o segredo para o negócio seguir por gerações?

A maioria das empresas no Brasil é familiar. Acredito que a receita é manter um bom relacionamento familiar e profissionalizado. Existem os dois lados: se, por um lado, um desentendimento pode contribuir para o fim da empresa, por outro, a família, em um momento de crise, se desdobra mais para salvar o patrimônio, pois a empresa é seu sustento ou, às vezes, de outras famílias também. Isso gera muita responsabilidade, envolvimento e dedicação.

 

Como me tornei presidente da CDL-BH?

Já participava da diretoria da CDL-BH quando, em 2010, após eleição, assumi a Presidência. Quando assumi, me comprometi a fazer a melhor gestão da entidade. Estar à frente da CDL-BH, a maior do Brasil, é uma grande responsabilidade e uma incumbência muito especial para mim. Da Presidência da CDL-BH, surgiram outros desafios, como a Presidência do SPC Brasil e do Conselho Estadual e a vice-presidência da FCDL-MG.

 

Por que é importante participar?

Participar de uma entidade de classe é uma das maneiras de contribuir e somar com as questões que envolvem um segmento. Afinal, juntos somos mais fortes. Com compromisso e responsabilidade, podemos representar e lutar pelo setor junto aos poderes públicos.

 

Por que me tornei uma liderança?

Acredito que pelo grau de transparência, comprometimento, entrega, seriedade, responsabilidade e austeridade com que venho fazendo a gestão de todas as entidades das quais participo e, principalmente, por ter conquistado a confiança dos meus liderados.

 

Ser dirigente lojista para mim é…

É fazer da cidade, do estado e do país o melhor ambiente para os negócios. É trabalhar para o bem comum de um segmento e de uma sociedade, sempre em direção à prosperidade.

 

Qual é sua avaliação do cenário econômico atual?

Os indicadores macroeconômicos (inflação, juros e renda) estão demonstrando uma melhora da economia nacional. No entanto, a dinâmica econômica pode ser afetada, diretamente, pelo calendário eleitoral. Esse será um dos pontos mais desafiadores que teremos que passar ao longo do ano. O grande dever de casa do próximo governo será resolver a questão fiscal para garantir o crescimento sustentado da economia brasileira. Para isso, precisa aprovar as reformas estruturais necessárias (tributária e previdenciária), mantendo a confiança dos agentes econômicos em alta e alavancando, positivamente, o investimento produtivo que gera emprego e renda e, consequentemente, aquece o consumo.

 

Como avalia o cenário político atual?

É um cenário conturbado e incerto que inspira análise ponderada e cuidadosa, para que evitemos uma ruptura social. Temos que aprender a separar a economia da política. No Brasil, os fatos políticos impactam a economia, o que é ruim para todos. Estamos vivenciando um momento de combate à corrupção e isso pode influenciar a confiança dos empresários e consumidores na política e na economia.

Compartilhe:
Relacionadas
Sem Categoria

Hoje é o Dia Internacional da Proteção de Dados

*Cristiane Manzueto e Rodrigo Leal Embora privacidade e proteção de dados estejam, atualmente, no centro das atenções por conta do avanço das… Compartilhe:
Sem Categoria

Hauly e José César discutem a Reforma Tributária

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) promoverá, nesta quarta-feira (2), às 16h, uma conversa entre o consultor tributário e economista, Luiz… Compartilhe:
Sem Categoria

Inova Varejo realiza live sobre fidelização de clientes

Projeto recebe Guilherme Vasconcelos, CEO da Cliente Fiel, startup que cria aplicativos de delivery com foco em fidelização de clientes Com o… Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.