Sem Categoria

Perfil: José Carlos Magalhães Pinto

IMG_3732

José Carlos Magalhães Pinto
Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF) desde janeiro de 2017

 

Qual é seu negócio?
Refrigeração comercial e industrial e equipamentos para gastronomia. São duas lojas em Brasília, uma delas atacadista. Atendo a restaurantes, hotéis, lanchonetes, bares, açougues etc.

Ser dirigente lojista, para mim, é…
Ter a oportunidade e a missão de contribuir para que o setor varejista seja mais forte, defendendo sempre os interesses dos comerciantes locais perante o poder público e aprendendo muito com meus companheiros, pois cada um tem um pouco a oferecer.

Por que me tornei uma liderança?
Sou empresário e conheço de perto o dia a dia do comércio, as dificuldades e necessidades do setor, pré-requisito fundamental para ocupar o cargo de presidente. Presidi o Centro de Educação Tecnológica do Varejo, vinculado à própria CDL-DF, e sou conselheiro fiscal suplente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). Faço parte da CDL-DF há 16 anos, na qual já fui diretor e vice-presidente. Chegar à Presidência foi um caminho natural. Sinto muito orgulho.


Em sua opinião, qual é o principal desafio do varejo no Brasil hoje?
O país vive um momento delicado. Esses sinais de melhora na economia ainda vão demorar a trazer uma mudança significativa para consumidores e empresários, por causa dos níveis preocupantes de desemprego e inadimplência. Em Brasília, temos dois agravantes: o aumento no preço das passagens, que gera maior gasto com funcionários, e o racionamento de água, que impacta diretamente nos negócios locais, alterando a oferta de produtos e serviços.

O que estamos aprendendo com a crise?
Nesses tempos, quem é criativo está disposto a aprender e a modernizar seu negócio por meio de aparatos tecnológicos e novas estratégias, tendo chances reais de superar as dificuldades e se destacar no mercado. Sempre há oportunidades, por pior que seja a crise. Para mim, o caminho é a inovação.

Qual é sua visão de futuro?
Meu papel na CDL-DF é otimizar e melhorar os serviços que já fornecemos aos lojistas e consumidores, trazendo mais segurança na hora da venda e da compra. Acredito que devemos chegar ao futuro por meio de ideias inovadoras e transformadoras, utilizando a tecnologia a favor do comércio.

Compartilhe:
Relacionadas
Sem Categoria

Hoje é o Dia Internacional da Proteção de Dados

*Cristiane Manzueto e Rodrigo Leal Embora privacidade e proteção de dados estejam, atualmente, no centro das atenções por conta do avanço das… Compartilhe:
Sem Categoria

Hauly e José César discutem a Reforma Tributária

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) promoverá, nesta quarta-feira (2), às 16h, uma conversa entre o consultor tributário e economista, Luiz… Compartilhe:
Sem Categoria

Inova Varejo realiza live sobre fidelização de clientes

Projeto recebe Guilherme Vasconcelos, CEO da Cliente Fiel, startup que cria aplicativos de delivery com foco em fidelização de clientes Com o… Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.