Sem Categoria

Perfil: Maria do Socorro Teixeira Noronha

out_Perfil_Socorro2_reduzido

Maria do Socorro Teixeira Noronha é piauiense de Teresina, mas construiu a maior parte de sua história no Maranhão, aonde chegou aos 15 anos, quando o pai decidiu encarar o desafio de montar uma concessionária Chevrolet na capital maranhense. Foi a partir daí também que ela começou a ter contato com o mundo dos negócios e atuou diretamente nas empresas da família, sem deixar de investir em sua formação profissional. É graduada em Administração pela Universidade Estadual do Maranhão, Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Maranhão e Direito pela Universidade Ceuma. Além disso, tem pós-graduação em Propaganda e Marketing. Mãe de quatro filhos e avó de uma menina, é diretora da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e conta para a revista Varejo s.a. um pouco mais da sua história.

Qual é o seu negócio? Quando decidi ter meu próprio empreendimento, optei pela construção civil e hoje dirijo a Noronha Incorporações e Construções Limitada, que inclui uma imobiliária para locação e venda de imóveis próprios.

Quais são os principais desafios da sua área? A construção civil é um dos segmentos mais desafiadores do sistema produtivo, porque atua para atender a uma demanda básica do brasileiro, que é a moradia. No entanto, a política econômica do país não favorece a sustentabilidade dos negócios das construtoras, nem garante à população condições para adquirir seu imóvel. Trabalhar nesse ramo é assumir grandes riscos e estar sempre buscando diferenciais que tornem a empresa competitiva.

Como começou sua história no Sistema CNDL? Em 2007, ingressei no movimento lojista a convite do empresário Alberto Nogueira para ser vice-presidente na chapa que disputaria o mandato na CDL São Luís. Depois de algum tempo na Vice-Presidência, assumi o comando da entidade; a partir daí, renovei mandato no comando da CDL e, especialmente, busquei fortalecer as relações institucionais com o Sistema CNDL. Em 2015, aceitei o desafio de presidir a FCDL-MA, em que cumpro meu segundo mandato e sigo buscando a expansão da representatividade lojista para todos os municípios maranhenses.

Ser mulher empresária significa… Significa conciliar o cuidado com a família, o investimento em sua autoestima e criar mecanismos de defesa contra a discriminação. A participação feminina no cenário empresarial começou tardiamente e sem apoio, por isso as conquistas devem ser valorizadas. Ninguém convidou a mulher para o ambiente dos negócios. Historicamente, ela batalhou por espaços e ainda tem que lutar todos os dias para provar que tem competência, apesar de tantos exemplos de sucesso que temos em todo o mundo.

Por que se tornou uma liderança? Acredito que os espaços de liderança feminina são essenciais para superar a realidade de desigualdades. A mulher precisa se reconhecer em quem está no comando de uma organização, apoiar e compartilhar as experiências, porque isso fortalece sua capacidade empreendedora e empodera.

Ser dirigente lojista para mim é… Buscar a interlocução exitosa com o poder público no encaminhamento das demandas da classe lojista. O crescimento da atividade varejista depende das políticas públicas; por isso, as entidades precisam estar sempre dialogando com o governo, com firmeza de propósitos, sem objetivos individuais e sem subserviência. O foco deve ser sempre o interesse coletivo.

Compartilhe:
Relacionadas
Sem Categoria

Hoje é o Dia Internacional da Proteção de Dados

*Cristiane Manzueto e Rodrigo Leal Embora privacidade e proteção de dados estejam, atualmente, no centro das atenções por conta do avanço das… Compartilhe:
Sem Categoria

Hauly e José César discutem a Reforma Tributária

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) promoverá, nesta quarta-feira (2), às 16h, uma conversa entre o consultor tributário e economista, Luiz… Compartilhe:
Sem Categoria

Inova Varejo realiza live sobre fidelização de clientes

Projeto recebe Guilherme Vasconcelos, CEO da Cliente Fiel, startup que cria aplicativos de delivery com foco em fidelização de clientes Com o… Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.