Já reparou que adotar práticas sustentáveis, de fortalecimento da sociedade e de governança pode atrair clientes e melhorar o faturamento? É o que aponta estudo da opinion box, realizado no último ano. Segundo o levantamento, 67% dos consumidores brasileiros possuem o hábito de procurar sobre as práticas ESG de uma empresa antes de adquirir seu produto. Ao passo que 75% dos consumidores afirmam que empresas com práticas sustentáveis têm mais chances de encantá-los, 57% já deixaram de comprar produtos quando descobriram que determinada marca prejudica o meio ambiente de alguma forma.
“O Relatório ESG e Sustentabilidade ainda traz outros insights do que pensa o cliente no Brasil no que tange à responsabilidade ambiental de companhias, o que reflete diretamente na reputação da marca e até no número de vendas”, afirma Germano Couy, que é gerente geral da Acer na América Latina. “E agora, com a “moda” do greenwashing, que engana o cliente no que diz respeito a práticas ESG de uma empresa, essa linha pode ficar ainda mais tênue”, acrescenta.
O Mercado Livre também divulgou, no ano passado, estudo sobre o consumo online de produtos sustentáveis. A pesquisa apontou que dobrou, na América Latina, a compra de produtos com impacto positivo, o que deixa claro o ensejo do cliente. Por isso, para o executivo, desenvolver ações e produtos verdadeiramente verdes impacta não apenas o meio ambiente, ajudando a criar um mundo mais saudável para as futuras gerações, mas é um iniciativa necessária, considerando os desejos do próprio consumidor.
“Como todo bom empreendedor e gestor sabe, é importante trabalhar e desenvolver produtos que vão diretamente ao encontro da necessidade do cliente. Muitas vezes esse consumidor ainda não sabe que possui essa vontade, mas no caso dos produtos e serviços sustentáveis, o cliente tem mostrado por A+B sua relevância, pois entende que seus filhos e netos colherão bons frutos por isso”, avalia Germano Couy. “É essencial começar esse trabalho, por mais complicado que ele seja de início”, ressalta.
“Hoje, a Acer conta com diretrizes globais de ESG muito fortes, não apenas com ações e projetos como Humanity e Earthion, mas com a criação e produção de equipamentos ecológicos. Nossa linha de produtos Vero, por exemplo, que conta com notebooks e monitores feitos com plástico reciclado pós-consumo, é um dos nossos orgulhos e que atende milhões de consumidores que querem adotar iniciativas mais responsáveis frente ao planeta. Por isso, por experiência, digo que a mudança é possível sim”, conta o gerente geral da Acer na América Latina.
Confira cinco dicas de Germano Couy para a implementação das práticas Ambientais, Sociais e de Governança:
1 – O gestor deve buscar entender a fundo o que é o ESG e suas vantagens. Além disso, realizar um diagnóstico de onde a empresa se encontra atualmente no que engloba sustentabilidade;
2 – Após essa análise, definir ou rever o propósito da marca nesse sentido pode ser um norte na etapa de criação de estratégias visando diminuir impactos ambientais;
3 – O próximo passo é a implementação desse planejamento e o trabalho junto aos colaboradores;
4 – O estudo dos resultados obtidos é fundamental para reparar erros e visualizar melhorias.
5 – Um programa de transparência e a criação de um conselho ESG também podem facilitar todo o processo. Assim como explorar o crédito de carbono, que funciona como uma espécie de incentivo econômico para empresas que reduzem sua emissão de carbono. Os créditos podem ser vendidos para outras empresas que ultrapassaram essa quantidade.
“O mais importante no final é entender que o objetivo é ajudar o meio ambiente e incentivar todo um ecossistema a se juntarem na construção de um amanhã mais bonito. É o que aquele velho ditado diz: a união faz a força”, ensina Couy.