Ensino a distância avança no Brasil, mas expansão de mercado ainda esbarra em dificuldades
Uma nova regulamentação para o mercado de Educação a Distância (EaD) entrou na fase de análise pelo Ministério da Educação (MEC) e promete reduzir a burocracia para facilitar a abertura de polos presenciais – o que hoje é considerado um dos maiores impeditivos para a expansão do setor.
Apesar de essa modalidade de educação oferecer diversas vantagens, como preços mais acessíveis, horários flexíveis e mobilidade, outras dificuldades ainda são consideradas problemas que impedem seu desenvolvimento pleno. A evasão acontece, principalmente, quando os alunos ficam desmotivados pelos conteúdos, que geralmente são pouco atrativos.
Os melhores palestrantes do mundo ao alcance de todos
Pensando em atender a essa necessidade de mercado, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) anunciou recentemente um novo modelo de negócio para a plataforma on-line HSM Experience, que foi desenvolvida em parceria com a HSM, referência nacional em educação corporativa. Na versão inicial, o usuário não podia compartilhar seu acesso com outras pessoas, mas, agora, o novo modelo, chamado HSM Multi, permite a comercialização de diversas chaves de acesso, o que o leva a alcançar novos mercados.
Na prática, isso significa que universidades, escolas técnicas e outras instituições de ensino vão enriquecer a oferta de EaD ao adquirir a plataforma e disponibilizar logins para seus alunos, que podem acessar, a qualquer hora e lugar, artigos e vídeos dos mais renomados palestrantes das áreas de vendas, marketing, finanças etc.
Assim, essas instituições podem reduzir os custos com produção de conteúdo especializado e, como consequência, melhorar a avaliação dos cursos, aumentar a produtividade das aulas e reduzir o desinteresse e evasão dos alunos. Além disso, a HSM Multi permite capacitar o corpo docente e incrementar a dinâmica pedagógica, podendo também ser utilizada como forma de atividade complementar.
Além de artigos e vídeos, a plataforma de conhecimento conta com outros recursos adicionais, tais como: fórum de discussão entre os participantes; sugestões de conteúdos de acordo com o histórico do usuário, para facilitar a usabilidade; painel de controle com ranking e mapa de interesse; e, ainda, transmissões mensais de aulas ao vivo com especialistas da HSM e do mercado. Dependendo do pacote contratado, a HSM Multi também oferece a customização da página de acesso à plataforma com a logomarca da instituição, aulas ao vivo exclusivas e ingressos para participar dos eventos da HSM, como o HSM Summit e a HSM Expo, por exemplo.
Apesar de estar voltada principalmente para esse mercado, a HSM Multi pode ser utilizada por empresas que querem investir no desenvolvimento profissional de gestores e líderes. Magno Lima, superintendente de Novos Negócios do SPC Brasil, destaca a importância da gestão do conhecimento para o desenvolvimento das empresas. “Disseminar conteúdo estratégico para os principais setores da empresa é fundamental para o crescimento de qualquer organização”, afirma.
Para adquirir o produto, é preciso se associar ao Sistema CNDL por meio de alguma entidade, como as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) ou demais representações locais. Para associar-se, basta acessar o site do SPC Brasil: www.spcbrasil.org.br/associados/seja-um-associado.